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Apresentação
Apresentação
Esta UC permitirá contribuir para a compreensão do desenvolvimento e comportamento nos seres humanos, na continuidade com o que foi lecionado no 1º semestre. Numa primeira fase, a UC procura proporcionar uma visão alargada das principais características do desenvolvimento sexual normativos e não-normativo na infância e adolescência ao longo do ciclo de vida, à luz do modelo biopsicossocial. Neste contexto, os estudanates poderão conhecer as variantes no desenvolvimento sexual típico, incluindo perturbações desenvolvimentais, disforia de género, entre outras. Numa 2ª fase, serão abordados conteúdos dedicados à resposta neurofisiológica, assim como os diferentes modelos que as explicam.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT64-24950
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Desenvolvimento biopsicossocial e comportamento sexual ao longo do ciclo de vida 1.1. Desenvolvimento sexual e sexualidade pré-pubertária 1.2. Perturbações do desenvolvimento sexual e intersexualidade Desenvolvimento da identidade de género e da orientação sexual 1.2. Sexualidade na adolescência 1.3. Sexualidade na idade adulta 1.4. Sexualidade na terceira idade CP 2. Neuropsicofisiologia da resposta sexual I
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Objetivos
Objetivos
OA1. Conhecer o processo de desenvolvimento sexual e as principais especificidades da sexualidade ao longo das diferentes fases do ciclo de vida a partir de uma abordagem biopsicossocial OA1.1. Compreender, caracterizar e avaliar as principais alterações no desenvolvimento sexuais, nomeadamente as perturbações do desenvolvimento sexual OA1.2. Enquadrar a não-conformidade de género no desenvolvimento da identidade de género OA1.3. Enquadrar a orientação sexual no desenvolvimento da identidade OA2. Identificar os principais modelos neuropsicofisiológicos da resposta sexual e do funcionamento sexual.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os conteúdos programáticos serão lecionados através do recurso a uma diversidade de métodos, nomeadamente: ME1: Exposição oral com auxílio de materiais e recursos interativos; ME2: Diálogo interativo; M3: Exercícios de pesquisa, leitura, análise e discussão de artigos científicos; M4: Exercícios de aplicação em sala de aula, através da análise de casos práticos; ME5. Discussão em grupo, com feedback do docente; ME6. Exercícios de treino de competências (ex. role-playing). A avaliação será realizada mediante as seguintes modalidades:- Avaliação contínua: prova escrita (ponderação de 50%) e trabalho prático de grupo com apresentação (ponderação: componente escrita ? 25%; componente oral: 25%). Para aprovação na UC, a média final ponderada dos elementos de avaliação terá de ser igual ou superior a 10 valores.- Avaliação final: Prova escrita de conhecimentos (ponderação de 100%). A presença nas aulas é obrigatória. Para aprovação à UC é necessário ter 10 valores
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bancroft, J. (2000). The Role of Theory in Sex Research, Indiana University Press Janssen, E. (2007). Human sexual response. Indiana University Press, 2007 Levin, R. J. (2008). Critically revisiting aspects of the human sexual response cycle of Masters and Johnson: correcting errors and suggesting modifications. Sexual & Relationship Therapy 23 , 393?399. https://doi.org/10.1080/14681990802488816 Peterson (2007). Handbook of Sex Therapy. The Wiley-Blackwell. Rosenberg, J. (2009). Handbook of Women's Health. Cambridge University Press (4), Toman, D. & Diamond, L. (2014). APA Handbook of Sexuality and Psychology. APA Reference Books Collection.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não