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Apresentação
Apresentação
Esta UC está situada nos campos da filosofia e história da ciência, epistemologia da ciência, e ética. A UC permite a quem a frequenta ter maior preparação e competências para embarcar em trabalho científico
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT64-24951
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Epistemologia da ciência 1.1 Positivismo e a definição de conhecimento 1.2 Conhecimentos situados 1.3 Contributos construtivistas para a epistemologia da ciência 1.4 A “crise da replicabilidade” CP2. Ciência e sociedade 2.1 Escrita científica e escrita popular 2.2 Processos de comunicação de resultados em eventos científicos 2.3 Processos públicos de comunicação de ciência CP3. Os diferentes registos de escrita académica 3.1 Artigos e capítulos de livro 3.2 Monografias 3.3 Revisões de literatura 3.4 Comentários e respostas editoriais CP4 Comunicação académica de ciência 4.1 Posters 4.2 Comunicações Orais CP5. O processo de publicação 5.1 Bases de dados académicas e Fatores de Impacto: vantagens e limitações 5.2 O processo editorial e de revisão de pares 5.3 Práticas editoriais predatórias e publicações for-profit 5.4 Iteração, colaboração e autoria 5.5 Diferentes elementos do processo de produção científica e autoria 5.6 Revisão como processo de escrita CP6. O plágio 6.1 Identificação 6.2 Evitar
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Objetivos
Objetivos
OA1. Identificar as principais características da escrita académica e científica. OA2. Compreender em profundidade o conceito de plágio, as suas variantes e como o evitar OA3. Conseguir distinguir entre diferentes tipos de escrita académica e entender como interpretar e analisar cada tipo. OA4: Conseguir identificar marcadores formais de qualidade e reconhecimento científico OA5. Desenvolver competências de escrita académica em diferentes formatos OA6. Desenvolver competências de revisão de pares OA6. Comunicação de ciência e a presença pública de cientistas OA7. Entender a Ciência enquanto um processo epistemológico
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os conteúdos programáticos serão lecionados através do recurso a uma diversidade de métodos, nomeadamente: ME1: Exposição oral com recurso a materiais audiovisuais; ME2: Diálogo interativo; ME3: Exercícios de análise de excertos de literatura científica; ME4: Exercícios de pesquisa, escrita e edição em sala de aula; ME5: Exercícios de escrita e edição em diferido. A metodologia de avaliação é constituída por três elementos principais, sendo que todos eles são obrigatórios: a) Identificação, em sala de aula, de erros em escrita científica, e explicação dos problemas detetados (40% da ponderação); b) Produção de um poster de conferência a partir de um artigo científico fornecido (30% da ponderação); c) Apresentação oral, em sala de aula, dos conteúdos do poster, em situação de simulação de conferência (30% da ponderação).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Alcoff, L. (1983). How is Epistemology Political. Radical Philosophy. Harding, S. (2015). Objectivity and Diversity: Another Logic of Scientific Research. University of Chicago Press. Schimel, J. (2012). Writing science: How to write papers that get cited and proposals that get funded. Oxford University Press. Santos, A. C. (2012). Disclosed and Willing: Towards A Queer Public Sociology. Social Movement Studies, 11(2), 241–254. Sedgwick, E. K. (1997). Paranoid Reading and Reparative Reading; or, You’re So Paranoid, You Probably Think This Introduction Is About You. In Novel Gazing: Queer Readings in Fiction (pp. 1–37). Duke University Press. Belcher, W. L. (2019). Writing Your Journal Article in Twelve Weeks: A Guide to Academic Publishing Success (2nd ed.). University of Chicago Press. Haraway, D. (1988). Situated Knowledges: The Science Question in Feminism and the Privilege of Partial Perspective. Feminist Studies, 14(3), 575–599.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não