filmeu

Disciplina Psicologia Forense e Sexualidade

  • Apresentação

    Apresentação

    A Psicologia Forense resulta da interligação da psicologia associada ao direito. Revela-se de particular importância não só pelos seus dominíos de atuação diversificados e especializados, como pelas diferenças nas funções do psicólogo forense comparativamente com outras áreas da psicologia. Nesta unidade curricular, irão ser abordados os diferentes contextos de intervenção, as funções do psicólogo forense, as questões éticas e deontológicas, os métodos de avaliação e modelos de intervenção psicológica forense junto de agressores ou vitimas, especificamente orientados para as temáticas relacionadas com a violência sexual e a sexologia forense.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Introdução à Psicologia Forense 1.1. Enquadramento histórico e conceptual 1.2. Especificidades e objetos de estudo 1.3. Áreas de atuação do psicólogo forense CP2. Modelos conceptuais em Psicologia Forense 2.1. Teorias do crime 2.2. Modelos explicativos da vitimação CP3. Avaliação psicológica forense 3.1. Características, especificidades e desafios 3.2. Métodos e técnicas de avaliação 3.3. Avaliação de agressores (e.g., agressores sexuais) 3.4. Avaliação de vítimas de crime (e.g., violência sexual) CP4. Intervenção psicológica forense 4.1. Princípios básicos, modelos e modalidades de intervenção 4.1.1. Programas de reabilitação CP5. A Sexologia Forense como área de atuação da Psicologia Forense
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Nomear e descrever as principais áreas de atuação da Psicologia Forense OA2. Descrever e comparar os modelos teóricos de compreensão e intervenção em Psicologia Forense OA3. Selecionar os instrumentos de avaliação e estratégias de intervenção em Psicologia Forense em função do contexto de atuação e modelo teórico selecionado OA4. Enquadrar a Sexologia Forense e seus temas principais (e.g., violência sexual) como área de atuação da Psicologia Forense
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os conteúdos programáticos serão lecionados através do recurso a uma diversidade de métodos, nomeadamente: ME1: Exposição oral com recurso a materiais audiovisuais; ME2: Diálogo interativo; M3: Exercícios de pesquisa, leitura, análise e discussão de artigos científicos; M4: Exercícios de aplicação em sala de aula, através da análise de casos práticos; e ME5. Discussão em grupo, com feedback do docente. A avaliação será realizada mediante as seguintes modalidades: - Avaliação contínua: prova escrita (ponderação de 60%) e trabalho de grupo com relatório escrito (30%) e apresentação oral (10%). Para aprovação na UC, a média final ponderada dos elementos de avaliação terá de ser igual ou superior a 10 valores. - Avaliação final: Prova escrita de conhecimentos (ponderação de 100%).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    APA (2015). APA Handbook of psychology and juvenile justice. APA. Beech, A. R., & Craig, L. A. (2009). Assessment and treatment of sex offenders: A handbook. Wiley-Blackwell. Grigorenko, E. (2012). Juvenile forensic psychology and psychiatry. Springer Laws, D. R., O’ Donohue, W. T. (2008). Sexual deviance: Theory, assessment, and treatment. The Guilford Press. Rijo, D., Brazão, N., Ribeiro da Silva, D. & Vagos, P. (2017). Intervenção psicológica com jovens agressores. Pactor. Scott-Snyder, S. (2017). Introduction to Forensic Psychology: Essentials for law enforcement. CRC Press. Seto, M. (2013). Internet sex offenders. American Psychological Association. Taylor, S. (2019). Forensic Psychology: The basics. Routledge. Ward, T., Devon, L. L., & Beech, A. R. (2006). Theories of sexual offending. John Wiley & Sons Ltd. Weiner, I. B. & Otto, R. K. (2013). The handbook of forensic psychology. John Wiley & Sons, Inc.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios