filmeu

Disciplina Projeto de Investigação

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC tem como objetivo geral de aprendizagem usar os conhecimentos obtidos na UC de Métodos de Investigação I e aplicá-los no desenvolvimento e apresentação escrita e oral de um projeto de investigação único, idealmente a ser implementado no 2º ano no âmbito da elaboração da dissertação.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Projeto de investigação 1.1. Componentes de um projeto de investigação sólido 1.1. Definição do tema do projeto individual 1.3. Relevância social do tema CP2. Objetivos, pergunta(s) de investigação e/ou hipóteses aplicadas a cada projeto 2.1. A revisão da literatura 2.2. Objetivos e sua definição do(s) objetivo(s) 2.3 Articulação entre objetivo(s), pergunta(s) e hipóteses de investigação 2.4. Definição de pergunta(s) e hipóteses de investigação CP3. Procedimentos metodológicos do projeto individual 3.1 Desenho do estudo e sua ligação ao objetivos e questões e hipóteses 3.2 Procedimentos e tarefas 3.3 Definição e justificação da escolha da população/fonte do estudo CP4. Aspetos ético-deontológicos 4.1. Preparação do protocolo de submissão para apreciação ético-deontológica CP5. A finalização do projeto de investigação 5.1 Integração de decisões nas diferentes seções (revisão, objectivo do estudo, método) e respectivas subseçoes 5.2 Articulação epistémica 5.3 A criação de uma narrativa científica
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Selecionar um tema relevante de investigação. OA2. Fazer pesquisa bibliográfica adequada. OA3. Analisar criticamente a literatura disponível. OA4. Conseguir definir objetivos exequíveis. OA5. Formular perguntas e hipóteses de investigação. OA6. Desenhar a investigação do estudo de acordo com os objetivos e questões de investigação. OA7. Escolher a população adequada aos objectivos, definindo os critérios de inclusão e exclusão. OA8. Escolher os procedimentos metodológicos adequados aos objetivos do estudo. OA9. Identificar, e acautelar, potenciais riscos à execução do projeto. OA10. Preparar uma submissão para apreciação ética. OA11. Apresentar um projeto de investigação resultante dos passos anteriores.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Utilizar-se-á uma metodologa de trabalho em sala que implicará a consulta de diversas plataformas de apoio (e.g., scopus; qualtrics).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bassot, B. (2020). The Research journal: A reflective tool for your first independent research project. Policy Press. Braun, V., & Clarke, V. (2013). Successful qualitative research: A practical guide for beginners. SAGE Publications. Foss, S. K (2007). Destination dissertation: A traveler's guide to a done dissertation. Rowman & Littlefield. Kazdin, A. (2017). Research design in clinical psychology (5.ª ed.). Harlow: Pearson. O'Leary, Z. (2018). Research question. Sage Publications. Schick, V., Calabrese, S. K., & Herbenick, D. (2014). Survey methods in sexuality research. In D. L. Tolman, (Eds.), APA handbook of sexuality and psychology, Vol. 1: Person-based approaches. (pp. 81-98). American Psychological Association. 10.1037/14193-004  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios