-
Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular pretende introduzir o aluno na problemática do conhecimento científico e da pesquisa. A verdade científica é provisória, o que nos obriga ter uma atitude de ponderação e de abertura ao diálogo. Neste sentido, pretende-se despertar o aluno para o perigo dos dogmatismo e levá-lo a entender o conhecimento científico como um processo de procura que devemos cultivar.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT774-10876
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1 - Conhecimento científico 1.2 - A função dos obstáculos epistemológicos. 1.3 - O problema da objetividade e da subjetividade. 1.4 - O problema da objectividade e da subjectividade. 1.5 - O pensar como recordar. 1.6 - Pensar como memória e imaginação. 1.7 - A especialização. 1.8 - O relativismo das interpretações. 1. 9 - O carácter ilusório do mundo. 2 - O método e a ética do conhecimento 2.1 - A ciência e a filosofia como práticas interrogativas. 2.2 - Conhecimento, informação, conhecimento científico, conhecimento filosófico, teoria 2.3 - As ciências da natureza e as ciências humanas 2.4 - O problema do método: reflexões epistemológicas 2.5 - A ética do conhecimento 2.6 - ética da compreensão 3 - Origem possibilidades do conhecimento 3.1 - Conhecimento como actividade 3.2 - A relação sujeito-objecto. 3.3 - A função da linguagem no processo de conhecimento 3.4 - Possibilidades do conhecimento 3.5 - Origem do conhecimento 3.6 - A verdade e o poder.
-
Objetivos
Objetivos
Sabe posicionar-se face às problemáticas conceptuais da Teoria Científica. Sabe argumentar relacionando as raízes históricas do conhecimento científico. Discute de forma argumentativa o valor do conhecimento científico na sua relação com o desenvolvimento humano. É capaz de interpretar a construção da ciência como um trabalho ético.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
I Para a concretização da aprendizagem organizámos o processo integrando metodologias ativas. Todo este processo de ensino-aprendizagem está estruturado de modo a exigir dos alunos uma participação ativa na construção do seu processo de conhecimento. A participação do aluno, envolve a realização de tarefas que solicita: - Pesquisa individual. Os alunos são confrontados com situações que apelam à necessidade de saberem procurar responder individualmente às dúvidas que vão sendo colocadas ao longo das aulas; - Pesquisa de grupo. Os alunos são confrontados com situações que apelam à necessidade da aprendizagem cooperativa. - Debates. Os alunos são confrontados com situações que exigem o confronto de ideias, o desenvolvimento do espírito crítico. Nas diferentes situações-problema, o aluno tem que expressar o seu conhecimento de forma oral e escrita. ncluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Oliveira, L. (2013). Ética em investigação científica. Lisboa: LIDEL Morin, E. (2005). O método VI. Mem Martins: Publicações Europa-América Soares, M. (2004). O que é o conhecimento? Porto: Campo das Letras. Stein, E. (1993). Seminário sobre a verdade. Pétropolis: Vozes
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não