filmeu

Disciplina Treino das Capacidades Motoras e Técnico-Tácticas

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente UC tem como principais objetivos de aprendizagem: 1. Compreender o valor e relevância das capacidades motoras e técnico-táticas, dentre os múltiplos fatores determinantes do rendimento desportivo. 2. Contribuir para a especialização de técnicos no âmbito desportivo, possibilitando-lhes a aquisição e aprofundamento de conhecimentos e métodos de intervenção referentes ao planeamento, condução, monitorização e avaliação do processo de treino, no âmbito das capacidades motoras e técnico-táticas, em atletas da formação ao alto rendimento. 3. Dotar os técnicos desportivos de conhecimentos, possibilitando-lhes o domínio de instrumentos de avaliação e controlo do treino específicos das diferentes modalidades desportivas e contribuir para a sua especialização na área da sua intervenção desportiva.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos: A designação da Unidade Curricular e respetiva organização de conteúdos pretende, estudando todos os fatores, evitar uma perspetiva analítico-redutora da compreensão do movimento e da performance desportiva. O programa integra os capítulos seguintes: 1. A técnica desportiva, conceção, objetivos, meios e métodos de aprendizagem e desenvolvimento. A formação técnica nas várias modalidades desportivas - significado, similitude e diversidade. 2. A tática desportiva, conceção, objetivos, meios e métodos de aprendizagem e desenvolvimento. A formação tática nas várias modalidades desportivas - significado, similitude e diversidade. 3. Treino e desenvolvimento da resistência, da velocidade, da força, da agilidade e da flexibilidade em diferentes contextos de rendimento desportivo, diversas modalidades e níveis etários. 4. Monitorização da carga e avaliação e controlo do treino das diferentes capacidades motoras.
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Identificar a participação das diferentes capacidades motoras na performance desportiva específica. 2. Identificar e avaliar os fatores limitantes. 3. Prescrever programas de treino visando a melhoria global da performance ou a intervenção analítica no desenvolvimento de uma ou algumas capacidades. 4. Monitorizar, avaliar e controlar o estado de cada capacidade motoras ou aspetos técnico-táticos. 5. Contribuir para a especialização de treinadores desportivos, possibilitando-lhes a aquisição e aprofundamento de conhecimentos que permitam a prevenção de problemas de saúde, desde a lesão músculo-esqulética à fadiga acumulada e imunodepressão associadas ao processo de sobressolicitação do sobretreino, na condução do processo de treino.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    São lecionadas aulas teóricas e teórico-práticas. Informação, questionamento e problematização de conceitos no seu processo de interação e validação com a realidade, suscitando a reflexão critica dos estudantes, constituirá o método privilegiado de ensino. Artigos, relatórios de observação, assim como dissertações, constituirão instrumentos de ensino predominantes. Complementarmente, utilizar-se-á o sistema b-learning, com base na plataforma Moodle, onde se disponibilizarão materiais didáticos de apoio a cada uma das aulas realizadas (slides e textos de apoio). Os estudantes serão avaliados através da realização de análise a artigos, de um trabalho de grupo (2 elementos) a apresentar e discutir em aula, assim como uma frequência sobre temáticas previamente propostas e aprovadas pelo regente.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Alter, M. (2004). Science of Flexibility. Human Kinetics. USA Gregory Haff, G., &. Travis Triplett, N. (2016). Essentials of strength training and conditioning / National Strength and Conditioning Association; editors. Fourth Editions. Lesinski, M., Herz, M., Schmelcher, A., & Granacher, U. (2020). Effects of Resistance Training on Physical Fitness in Healthy Children and Adolescents: An Umbrella Review. Sports Medicine, 50, 1901-1928. Pezarat Correia, P., Mil-Homens, P., & Mendonça, G. (2015, 2017). Treino da Força. Volume 1 e 2. Edições FMH, Lisboa. Piedra, A., Penã, J., & Caparro´s, T. (2021). Monitoring Training Loads in Basketball: A Narrative Review and Practical Guide for Coaches and Practitioners. Strength Conditioning Journal, 43(5), 12-35. Rago, V, Rebelo, A, Krustrup, P, & Mohr, M. (2021). Contextual variables and training load throughout a competitive period in a top-level male soccer team. J Strength, Res 35(11), 3177-3183.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios