filmeu

Disciplina Organização e Planeamento do Treino e Competição

  • Apresentação

    Apresentação

    A característica dominante da UC é a sua natureza global, integradora e de síntese de conhecimentos, processos e métodos conducentes há mais elevada performance, da formação à alta competição. Assim procura-se que o estudante: - Compreenda, fundamente e desenvolva uma concepção sistémica do processo de treino e competição, implicando o mais amplo conjunto de elementos integrantes. - Domine e aplique ao processo de treino e competição os conceitos de unidade, complexidade, totalidade e emergência. - Questione e estabeça as relações e interações entre os habituais componentes de treino e competição, designadamente as capacidades motoras, técnico-táticas e psico-sociais. - Pesquise, estabeleça e programe considerando a permanente interação entre os objectivos, processos, metodologias e resultados de avaliação. - Seja capaz de planear o desenvolvimento individual e da equipa, a curto, médio e longo prazo, da formação à alta competição
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os conteúdos programáticos da UC, são os seguintes: 1. Concepção sistémica do processo de treino. 2. Caracterização do esforço específico das modalidades: capacidades motoras, exigências psicológicas, conteúdos técnicos e tácticos e da preparação teórica. 3. Fundamentos da periodização do treino e sua aplicação nas modalidades: elementos estruturais e respectivas funções. 4. Efeitos do treino: tipos e meios de controlo e avaliação. 5. Estudo e análise comparativa da organização e planeamento do treino e competição em várias etapas da formação do atleta. 6. Processo e etapas de desenvolvimento individual e coletivo. 7. Direção e coordenação da equipa técnica. 8. Coordenação e gestão das equipas multidisciplinares.
  • Objetivos

    Objetivos

    A presente UC tem como principais objectivos de aprendizagem: (1) Domínio e análise crítica dos principais modelos de organização e periodização do treino - a concepção sistémica; (2) Identificação dos factores determinantes do sucesso no domínio da organização, planeamento e execução do treino; (3) Capacidade de organizar, prescrever e avaliar conteúdos de treino, assim como uma adequada intervenção na competição, nas etapas de formação do atleta e no alto rendimento; (4) Diferenciar níveis de planeamento de âmbito conceptual, estratégico e táctico; (5) Desenvolvimento individual e coletivo; (6) Integração e liderança de equipa; (7) Organização e liderança das equipas multidisciplinares.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    São operacionalizadas as seguintes metodologias: Utilização das plataformas informáticas da Universidade Observação e relatório de um microciclo de treino Entrevista a Treinador(a) de referência Conferencistas convidados
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bompa, T. O., & Buzzichelli, C. (2018). Periodization: theory and methodology of training . Human kinetics. Issurin, V. B. (2010). New horizons for the methodology and physiology of training periodization. Sports medicine ,            40 (3), 189-206. Kiely, J. (2010). New horizons for the methodology and physiology of training periodization: block periodization:           new horizon or a false dawn?. Sports medicine , 40 (9), 803-805. Raposo, A. (2017). Planeamento do Treino Desportivo - Fundamentos, organização e operacionalização . Visão           & Contextos. Lisboa. Walker, G., Hawkins, R. (2018). Structuring a Program in elite professional soccer; Journal of Strength and           Conditioning Research 40 (3); 72-82
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios