-
Apresentação
Apresentação
Insere-se no âmbito do treino desportivo e tem em vista promover nos futuros treinadores competências que permitam auxiliar os atletas e/ou equipas a desenvolver capacidades de adaptação psicológica no sentido de melhorar o desempenho desportivo e a alcançar um estado mental óptimo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT774-10881
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos 1.- Metodologia Geral de Treino Psicológico: uma abordagem integrada. 1.1.- Uma abordagem fenomenológica da prática desportiva. 2.- Os conceitos de preparação psicológica, treino psicológico e treino mental. 2.1.- Definição e discussão sobre as diferenças dos conceitos 3.- Métodos, modelos e técnicas de treino da dimensão psicológica do atleta. 3.1.As diferentes abordagens facilitadoras da adaptação psicológica dos atletas 3,2,.- O planeamento do treino psicológico. 3.3..- O grupo desportivo e a sua gestão.. - A abordagem psicológica dos talentos e da excelência desportiva. 4.1.- Diferernciação entre talento e sobredotado 4.2.- Factores facilitadores do desenvolvimento dos talentos em desporto
-
Objetivos
Objetivos
Enquadrar o treino psicológico no desporto numa metodologia geral integradora das diferentes componentes psicológicas; Promover a compreensão dos pensamentos, emoções e comportamentos dos atletas
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão ministradas aulas teóricas nas quais se fará o enquadramento teórico e conceptual das temáticas a abordar no curso. Nas aulas teórico-práticas apresentar-se-ão temas e casos para discussão quer em pequenos grupos, quer na globalidade do grupo-turma, e serão trabalhadas metodologias psicológicas de avaliação e intervenção. A reflexão individual e colectiva permitirá a integração dos fundamentos teóricos respectivos. A avaliação será realizada por meio de um teste escrito no final do semestre. Adicionalmente, poderá ser considerada a realização de trabalhos facultativos solicitados especificamente com propósito avaliativo associado ao processo de aprendizagem, os quais terão, no conjunto, um peso máximo de 10%.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Ducasse, F. & Chamalidis, M. (2924). Mente de Campeão. Lisboa: Alma dos Livros. - Bertollo,M., Filho,E. & Terry, P. (2020). Advancements in Mental Skills Training, London: Routlege - Tod,D., Hodge, K. & Krane, V. (2023). Routledge Handbook of Applied Sport PsychologyA Comprehensive Guide for Students and Practitioners. New York: RoutledgeNew York: Routledge - Serpa, S. (2017). Mente, desporto e performance: o fator psi. Lisboa: Ed. Visão e Contextos
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não