filmeu

Disciplina Treino e Desenvolvimento de Competências Psicológicas

  • Apresentação

    Apresentação

    Insere-se no âmbito do treino desportivo e tem em vista promover nos futuros treinadores competências que permitam auxiliar os atletas e/ou equipas a desenvolver capacidades de adaptação psicológica no sentido de melhorar o desempenho desportivo e a alcançar um estado mental óptimo.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos 1.- Metodologia Geral de Treino Psicológico: uma abordagem integrada. 1.1.- Uma abordagem fenomenológica da prática desportiva. 2.- Os conceitos de preparação psicológica, treino psicológico e treino mental. 2.1.- Definição e discussão sobre as diferenças dos conceitos 3.- Métodos, modelos e técnicas de treino da dimensão psicológica do atleta. 3.1.As diferentes abordagens facilitadoras da adaptação psicológica dos atletas 3,2,.- O planeamento do treino psicológico.  3.3..- O grupo desportivo e a sua gestão.. - A abordagem psicológica dos talentos e da excelência desportiva. 4.1.- Diferernciação entre talento e sobredotado 4.2.- Factores facilitadores do desenvolvimento dos talentos em desporto
  • Objetivos

    Objetivos

    Enquadrar o treino psicológico no desporto numa metodologia geral integradora das diferentes componentes psicológicas; Promover a compreensão dos pensamentos, emoções e comportamentos dos atletas
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Serão ministradas aulas teóricas nas quais se fará o enquadramento teórico e conceptual das temáticas a abordar no curso. Nas aulas teórico-práticas apresentar-se-ão temas e casos para discussão quer em pequenos grupos, quer na globalidade do grupo-turma, e serão trabalhadas metodologias psicológicas de avaliação e intervenção. A reflexão individual e colectiva permitirá a integração dos fundamentos teóricos respectivos. A avaliação será realizada por meio de um teste escrito no final do semestre. Adicionalmente, poderá ser considerada a realização de trabalhos facultativos solicitados especificamente com propósito avaliativo associado ao processo de aprendizagem, os quais terão, no conjunto, um peso máximo de 10%.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - Ducasse, F. & Chamalidis, M. (2924). Mente de Campeão. Lisboa: Alma dos Livros. - Bertollo,M., Filho,E. & Terry, P. (2020). Advancements in Mental Skills Training, London: Routlege - Tod,D., Hodge, K. & Krane, V.  (2023). Routledge Handbook of Applied Sport PsychologyA Comprehensive Guide for Students and Practitioners. New York: RoutledgeNew York: Routledge - Serpa, S. (2017). Mente, desporto e performance: o fator psi. Lisboa: Ed. Visão e Contextos      
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios