-
Apresentação
Apresentação
A reabilitação urbana é uma área essencial para o desenvolvimento dos territórios, permitindo uma reocupação do espaço, a preservação de memórias e a manutenção adequada da vida nos espaços urbanos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Anual | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT262-380
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Os conceitos de reabilitação urbana. Os ¿3 Rs¿ ¿ Reabilitação, Reconversão e Renovação¿ urbanas; 2. Sustentabilidade. Dinâmicas sociais e económicas para a reabilitação; 3. Instrumentos para a reabilitação urbana. Políticas. Programas. Planos. Projetos; 4. Enquadramento legal e Gestão Urbanística. Legislação. Processos; 5. Financiamento. Implementação e Monitorização. Financiamento. 6. Institucionalidade. Agentes. Contratos. Parcerias. Participação pública.
-
Objetivos
Objetivos
A unidade curricular Reabilitação Urbana visa desenvolver no aluno a capacidade de compreender e atuar em processos de deterioração urbana, tanto em tecidos históricos como em áreas da cidade que sofreram processos incompletos de urbanização ou passam por abandono ou mudanças funcionais. No aluno tem como objetivo desenvolver uma capacidade de forma integrada processos de reabilitação urbana, procurando entender as causas e apontar as soluções para problemas urbanos decorrentes do envelhecimento próprio das estruturas urbanas, da informalidade urbana, da sobrecarga de usos, ou ainda do desajustamento dos desenhos da sua organização a novos modos de vida, e equacionar corretamente a utilização de recursos públicos e privados.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A elaboração de um trabalho transversal, comum à generalidade das unidades curriculares, que encerra as particularidades de cada UC, é uma prática que promove o entendimento específico das matérias próprias de cada UC e um conhecimento das suas relações no contexto do trabalho em urbanismo, preparando o estudante para a resolução de problemas complexos. As aulas, em seminário, onde se abordam de forma coordenada diferentes temas e por diferentes docentes, permite, no cumprimento do programa da UC, uma abordagem mais ampla e a consolidação de um conhecimento mais abrangente.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Pereira, Luz Valente. (1996). "Metodologia de planeamento da reabilitação de áreas urbanas", 2nd ed., LNEC, Lisboa-Portugal. Pereira, Luz Valente. (1995). "Comunicação e discussão públicas no planeamento da reabilitação de áreas urbanas", LNEC, Lisboa-Portugal. Pereira, Luz Valente.(1999)."Metodologia A Leitura da Imagem de uma Área Urbana como preparação para o Planeamento/Acção da sua Reabilitação", LNEC, Lisboa-Portugal. Lopes, João Teixeria. (2000). "A cidade e a cultura. Um estudo sobre práticas culturais urbanas.", 1a Edição, Afrontamento/Câmara Municipal do Porto. Roth, Catherine.(Ed), Thyse, Mikhaël (Coord.), Bougerolle, Valérie-Sophie (Coord) (2004). ¿Guidance on Urban Rehabilitation¿, Council of Europe publishing.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim