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Apresentação
Apresentação
Os problemas da ruralidade e, em particular, das áreas do interior, com o despovoamento, falta de acesso a serviços, envelhecimento, abandono, trazem problemas ao território. Nesta UC abordam-se estas questões, no sentido da compreensão e preparação de ações para mitigação de problemas promovendo a integração territorial.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Anual | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT262-381
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Caracterização e análise dos aglomerados populacionais. Evolução demográfica. Edificado e espaços exteriores. Características e condicionamentos das infraestruturas locais e regionais. Dinâmicas económicas regionais e locais; 2. Metodologias de Intervenção. Analise, Diagnóstico e Prognostico. Ação Estratégica em pequenos aglomerados. Método SWOT. Plano de Ação. Gestão de Projeto; 3. Propostas de intervenção. Plano de Ação. Debilidades e Potencialidades. Inserção regional. Áreas preferenciais de expansão, de reabilitação e de defesa do património. Programação de infraestruturas, equipamentos e espaços exteriores. Utilização agroflorestal preferencial na zona de influência; 4. Aspetos Económicos.
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Objetivos
Objetivos
Esta UC tem por objetivo preparar os alunos para intervir nos aglomerados populacionais no mundo rural dando-lhes conhecimentos base sobre as necessidades específicas destes espaços no apoio às atividades Agroflorestais para poder propor intervenções urbanas. Garantir a vitalidade e perenidade destes ¿núcleos¿ - condição necessária ao correto ordenamento e gestão do território e consequente combate à desertificação e degradação da paisagem - exige uma intervenção técnica moderadora e esclarecedora da compatibilidade de interesses entre o sector primário, tradicionalmente dominante e com novas exigências de modernização e os sectores secundário e terciário em crescimento.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A elaboração de um trabalho transversal, comum à generalidade das unidades curriculares, que encerra as particularidades de cada UC, é uma prática que promove o entendimento específico das matérias próprias de cada UC e um conhecimento das suas relações no contexto do trabalho em urbanismo, preparando o estudante para a resolução de problemas complexos. As aulas, em seminário, onde se abordam de forma coordenada diferentes temas e por diferentes docentes, permite, no cumprimento do programa da UC, uma abordagem mais ampla e a consolidação de um conhecimento mais abrangente.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Collis, David J.(2010) Thinking Strategically, Pocket Mentor, Harvard Business School Press. Duffy. Mary.(2006). Managing Projects, Pocket Mentor, Harvard Business School Press. Lovejoy, Derek.(1979). Land uses and Landscape planning, Leonard Hill, Glasgow. Marsh, William M.(1978). Environmental Analysis for Land Use and Site Planning, McGraw-Hill, Inc. Mcharg, Ian L.(1969). Design with Nature, Falcon Press, Philadelphia, USA. Jellicoe, G., Jellicoe, S. (1998). The landscape of Man. Shaping the environment from prehistory to the present day. 3th ed. Thames & Hudson, London. Dentinho, T., Rodrigues, O., [Coord.] (2007). Periferias e espaços rurais. Comunicações apresentadas ao II Congresso de Estudos Rurais. Principia. S. João do Estoril. Baudin, G., Vaz, D.[Org.] (2014). Transação Territorial. Novas relações cidade-campo. Ed. Húmus, V.N. Famalicão.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim