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Disciplina Negócios, Diplomacia Económica e Marketing Internacional

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC analisa os aspetos relevantes da economia internacional e do ecossistema de negócios num contexto internacional balizado pela nova fase da globalização e por fatores de imprevisibilidade e complexidade crescentes, nomeadamente em matéria de geopolítica e geoeconomia. São igualmente abordados aspetos relevantes associados aos novos desenvolvimentos tecnológicos e à inovação, vulgo indústria 4.0, assim como os desenvolvimentos associados à sustentabilidade que que condicionam os negócios e a ação externa das empresas e de outras partes interessadas. São igualmente desenvolvidos temas com caráter instrumental, tais como a gestão estratégica,  o marketing internacional e a diplomacia económica (competitive intelligence e business intelligence).
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O ambiente internacional de negócios: Geoeconomia; ecossistema tecnológico; desafios societais; transição ecológica: a aeronáutica. 2.Estratégia internacional: Investimento internacional; cadeias globais de valor; perspetivas sobre os mercados globais e regionais; internacionalização empresarial 3. Marketing internacional:  Plano de Marketing internacional; marketing digital 4.Gestão do risco:  Risco-país; imagem-país; riscos globais 5.Inteligência Económica e Diplomacia Económica:  Conceitos; atores; instrumentos; novas fronteiras da diplomacia económica: o Estado, as empresas e a diplomacia comercial. 6.Estudo de casos e apresentação de trabalhos: Preparação e apresentação dos trabalhos
  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecer o enquadramento, as tendências e as principais linhas de força do ambiente internacional de negócios; Equacionar os principais desenvolvimentos no ecossistema tecnológico e a nível da sustentabilidade Compreender as diferentes dimensões da estratégia de negócios e a importância do marketing internacional Conhecer as motivações, os fluxos e a natureza do comércio e do investimento internacional; Compreender a importância das redes de conhecimento e de influência nos negócios internacionais; Perceber a importância da diplomacia económica e dos seus atores e instrumentos na ação externa das empresas, dos Estados e outras organizações; Apreender os conceitos e instrumentos básicos de gestão das operações internacionais. Saber instrumentalizar os conceitos e ferramentas apreendidas Desenvolver capacidades de estudo e de investigação autonomamente.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os métodos de ensino estão centrados no aluno, sendo promovida a autoaprendizagem e a pesquisa em sítios especializados, a par da exposição do professor, estimulando-se igualmente a comunicação oral e escrita.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Ferreira, M, N; Reis, N. R. (2024). ·Negócios Internacionais: ambiente e competição nos mercados globais, Edições Sílabo, Lisboa, ISBN; 978-989-561-350-2 Hill, Charles & Hult, G. (2019). International Business: Competing in the Global Marketplace, 12th Edition, McGraw-Hill, New York, ISBN 978-1-259-92944-1 ·Freire, Adriano (2020). Estratégia Criação de Valor Sustentável Em Negócios  Tradicionais e Digitais, Bertrand Editora, ISBN: 9789722540759 ·Oliveira, C. (2020). Marketing pós-digital – Marketing à medida do ser humano, Conjuntura Atual Editora, Coimbra, ISBN 9789896945541 ·PENG, Mike and Klaus MEYER (2011), International Business, Cengage Learning EMEA, London. ISBN-13 : ISBN: 978-1408019566 ·Ribeiro, Diogo (2020), Diplomacia Moderna e Relações Económicas Internacionais, Lisbonpress, ISBN: 9789895275083 ·Sharp, Seena (2016), Competitive Intelligence Advantage: How to Minimize Risk, Avoid Surprises, and Grow Your Business in a Changing World, London,  ISBN: 9780470538654  
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