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Apresentação
Apresentação
Este módulo centra-se na análise dos processos de comunicação, negociação e gestão de conflitos, abordando-os de forma integrada e sistemática. São examinadas as diferentes fases do processo negocial, bem como as estratégias práticas destinadas a enfrentar desafios e a alcançar resultados mutuamente vantajosos. Incide, ainda, sobre o desenvolvimento de competências interpessoais e técnicas que contribuem para a eficácia do processo de tomada de decisão e promovem soluções colaborativas e sustentáveis.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
| Anual | 2
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6350-23297
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Processos de comunicação 2. Gestão de conflitos 3. Elementos fundamentais da negociação 4. Fases da negociação 5. Estilos de negociação 6. Estratégias e técnicas de negociação 7. Competências de um bom negociador 8. Erros negociais
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Objetivos
Objetivos
1. Compreender os princípios fundamentais da comunicação 2. Gerir conflitos de forma construtiva 3. Identificar e analisar as diferentes fases do processo de negociação 4. Aplicar estratégias práticas de negociação 5. Desenvolver competências interpessoais 6. Aprimorar o processo de tomada de decisão
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
1. Método expositivo para transmitir os conteúdos necessários para estruturar o raciocínio 2. Método demonstrativo para explicar os procedimentos necessários para a realização dos exercícios propostos 3. Abordagem prática com recurso ao método ativo
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Carvalho, J. (2020). Negociação (6ª ed.). Sílabo. Harvard Business Review (2020). Negociação. Actual Editora. Sander, P. (2022). Negociacão: tudo o que precisa de saber. Marcador. Simões, E. (2023). Negociação: fundamentos, competências e prática. Sílabo.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim