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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular assume uma perspetiva psicológica e desenvolvimentista, partindo de teorias clássicas do desenvolvimento cognitivo, sociocultural e sociomoral (Piaget, Flavell, Kohlberg, Vygotski). Compreender alguns componentes psicológicos que podem induzir a motivação, o pensamento e a conduta dos actores políticos e compreender esses componentes também de um ponto de vista desenvolvimentista e à luz das tendências globais neste domínio. Fomentar um espaço de debate e reflexão sobre componentes psicológicos dos atores políticos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
| Anual | 2
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT2321-16404
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Abordagem psicológica, porque continua a fazer sentido? Sociedades modernas, agentes de socialização e metodologias de promoção e avaliação do pensamento e ação política. Componentes e desenvolvimento cognitivo, sociocognitivo e moral dos atores políticos: Piaget e construção cognitiva; Flavell e descentração sociocognitiva; Vygotski e emergência sociocultural do pensamento-consciência; Kholberg, Rest e outros estudiosos do pensamento e ação moral; implicações para a elaboração, social, educativa, pessoal, e moral do pensamento e ação política.
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Objetivos
Objetivos
A unidade curricular pretende fundamentalmente promover: Aquisição de conhecimentos, introdutórios e relevantes, sobre o desenvolvimento psicológico, particularmente nos domínios cognitivo, sociocognitivo e sociocultural; Capacidade de refletir criticamente sobre este corpo de conhecimentos científicos e, particularmente, de os aplicar à compreensão e interpretação dos fenómenos sociais e políticos; O espírito crítico dos estudantes no sentido de favorecer o seu próprio desenvolvimento psicológico e a sua qualificação profissional no âmbito da intervenção política.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Exposição e debate com os estudantes de matéria teórica e teórico-prática. Apresentação, análise e discussão de textos e/ou de temáticas sugeridas pelos estudantes. Critérios de avaliação: - Assiduidade nas sessões letivas; - Participação nas sessões letivas - análise e debate dos temas propostos; - Avaliação individual de conhecimentos: cada estudante deverá apresentar uma exposição oral sobre um tema e/ou questão tratado na disciplina. Escolha livre do tema e/ou questão. Exposição logicamente articulada: colocação do tema e/ou questão; argumentos a favor e contra; conclusões conceptuais e práticas. Esta exposição oral deverá ser apoiada ou por uma apresentação em power-point ou por um pequeno texto (máximo de 2 páginas) que será enviado ao docente da disciplina.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Aguiar, M.S. (2010). Riscos e desafios da avaliação psicológica em contexto educativo. In J. Ferreira (Org.), A intervenção psicológica em problemas de educação e de desenvolvimento humano. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. Ferreira, J. (2013). O que nos leva a ser morais? A psicologia da motivação moral. Lisboa: Climepsi. Lourenço, O. (2002). Psicologia de desenvolvimento cognitivo: Teoria; dados e implicações. 2ª Ed. Coimbra: Almedina.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim