Pretende realizar intercâmbio de estudos na Universidade Lusófona?
Fact Sheet BriefingA Universidade Lusófona recebe anualmente mais de uma centena de estudantes Erasmus e de outros programas de intercâmbio de instituições parceiras em todo o mundo. Se gostarias de passar um período de estudo na nossa universidade, informe-se sobre o procedimento de candidatura à Universidade Lusófona, quer para o Centro Universitário de Lisboa, quer para o Centro Universitário do Porto.
Regulamento de Mobilidade
Estudar na universidade Lusófona através do Programa Erasmus+
O programa ERAMUS + oferece oportunidades de mobilidade para estudos (SMS) e estágios (SMP). Estas oportunidades dependem da existência de um acordo prévio entre a Instituição de Ensino Superior de origem e a Universidade Lusófona. Assim, se gostarias de estudar na Universidade Lusófona como um estudante de mobilidade, deve contactar em primeiro lugar com o International Office da sua universidade de origem para ver quais são os cursos disponíveis. Se existir um acordo de cooperação bilateral válido entre a sua universidade e a Universidade de Lusófona, a sua instituição pode nomeá-lo para passar um período de estudo connosco.
O procedimento de admissão para estudantes de mobilidade que vêm para a Universidade Lusófona (P LISBOA52) inclui duas fases obrigatórias:
- A instituição de origem nomeia o aluno para a Universidade Lusófona
- O aluno submete a candidatura de mobilidade para a Universidade Lusófona
Consultar o mapa de parceiros de mobilidade
Quem pode condidatar-se ?
- Podem participar em mobilidade para estudos na Lusófona, todos os estudantes de Universidades Parceiras, nomeados na sua Instituição de Origem.
- Os estudantes devem tratar do processo de nomeação junto dos serviços da sua universidade.
- A Universidade de origem trata das nomeações oficiais dos estudantes e remete-as, por email, à Universidade Lusófona
Prazos para Nomeação Incoming
- Nomeação 1.º semestre: 30 abril
- Nomeação 2.º semestre: 30 setembro
As candidaturas são aceites se cumprirem os seguintes requisitos:
- A nomeação deverá ser feita pela Instituição de origem.
- Só são aceites nomeações e candidaturas dentro do prazo. Para obter mais informações, entre em contato connosco através do seguinte email mobilidade@ulusofona.pt.
A nomeação oficial não significa que o estudante foi aceite. Todos os candidatos ao programa de mobilidade da Universidade Lusófona devem de aguardar por um email com a informação sobre os próximos passos. Após a receção desse email deverá completar o processo de candidatura e aguardar a confirmação de aceitação. Não serão aceites nomeações ou candidaturas após as datas-limite.
Datas para Candidatura on-line
As candidaturas deverão ser realizadas nas seguintes datas:
- Outono / primeiro semestre (setembro a fevereiro): até 31 de maio
- Semestre de primavera/segundo semestre (fevereiro a julho): até 31 de outubro
Realizar a candidatura para Mobilidade Erasmus+ Incoming
As candidaturas Incoming são feitas online através do sistema Mobility-Online. Os candidatos nomeados serão contactados por email pelo International Office da Universidade Lusófona. No email serão dadas instruções para o preenchimento formal da candidatura de mobilidade. Em caso de dúvida queira por favor entrar em contacto com o International office através do e-mail mobilidade@ulusofona.pt
- Aceder ao formulário de candidatura (o link será disponibilizado por email depois da aceitação da sua nomeação por parte do International Office da Universidade Lusófona)
- Preencher os dados solicitados e submeter
- Depois de submeter a candidatura irá receber um email com um link para registo na plataforma de mobilidade - Mobility-Online
- Siga o link, adicione a sua data de nascimento e defina a sua senha e faça login
- Após o login terá acesso à gestão da sua candidatura
- Preencha os seus dados pessoais
- 1 Fotografia
- Documento de identificação
- Faça upload dos seguintes documentos
- Curriculum Vitae
- Transcript of records
- Language Certificate, B1 – English
- Health Insurance Document
- Learning Agreement (if still in paper)
Após a aceitação da candidatura de mobilidade Erasmus+
Após a aceitação da sua candidatura irá receber um email automático do sistema de mobilidade Mobility Online a informá-lo sobre os próximos passos. Poderá consultar a qualquer momento o estado da sua candidatura acedendo ao portal de candidaturas de Mobilidade.
Documentos que deverá anexar ou ter consigo antes da mobilidade e após a aceitação da candidatura
- Learning Agreement caso existam alterações ao documento original
- Seguro
- Cartão Europeu de Saúde
- English Language Certificate (B1) ou Portuguese Language Certificate (B1) apresentando Certificação Internacional - TOEFL, ESOL, IELTS ou OLS Exam
Poderá imprimir a Carta de Aceitação a partir do portal de Mobilidade. Por favor consulte o portal para verificar se a Carta de Aceitação já se encontra disponível para download.
Mobilidade free mover
A mobilidade free mover está ao alcance de qualquer estudante. Esta modalidade não contempla a atribuição de uma bolsa de mobilidade e obriga ao pagamento de emolumentos e propinas, de acordo com as ordens de serviços em vigor.
Enquanto free movers, os estudantes têm igualmente obrigações de submeter a sua candidatura à Universidade Lusófona que será avaliada pelo respectivo Coordenador de Mobildiade.
Os estudantes Free Mover estão sujeitos aos pagamento de emolumentos e propinas, de acordo com as Ordens de Serviço em vigor.
Programa Overseas
O Programa Overseas é um programa de mobilidade entre Instituições de Ensino Superior, fora do Espaço europeu. O Programa assenta na Cooperação Bilateral e é acordado e definido em sede de Protocolo de Cooperação.
Programa AULP
Quem pode candidatar-se?
Podem participar no Programa de Mobilidade da AULP todos os estudantes regularmente inscritos num curso conducente a grau – 1º, 2º e 3º Ciclo.
Podem estudar na Universidade Lusófona, todos os estudantes selecionados pela AULP.
Como pode candidatar-se?
O Programa de Mobilidade da AULP compreende duas candidaturas:
- Os interessados deverão começar por realizar a sua candidatura ao Programa em AULP
- Uma vez aceites pelo programa e nomeados os estudantes receberão um email com a informação sobre os próximos passos, a saber:
- Realizar a Candidatura
- Reunir e fazer o upload da seguinte documentação:
- Cópia do Documento de Identificação ou Passaporte;
- Acordo de Estudos - Assinado e carimbado pela Instituição de Origem;
- Certificado de Avaliação;
- Curriculum Vitae;
- Portfólio (disponível online) - Obrigatório apenas para candidatura do aluno para os Cursos de Cinema, Design de Comunicação e Arquitetura.
- Cópia do Documento de Identificação ou Passaporte;
Onde pode candidatar-se?
Em qualquer um dos países de língua oficial portuguesa e Macau.
As Instituições parceiras do Programa podem ser visitadas em AULP