
Conferência FEMglocal Destaca Lutas Feministas e Aponta Caminhos para o Futuro
Evento reuniu ativistas, investigadoras e comunidade para debater o passado e os desafios contemporâneos dos feminismos em Portugal
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
A Universidade Lusófona- Centro Universitário do Porto foi palco no dia 7 de abril, da Conferência Final do projeto FEMglocal – Movimentos feministas glocais: interações e contradições.
O encontro, que decorreu ao longo de todo o dia, marcou o culminar de um trabalho de investigação iniciado em 2021, centrado no mapeamento e compreensão dos feminismos em Portugal, promovido pelo CICANT em parceria com o CIEG e financiado pela FCT.
O programa arrancou com a apresentação dos principais resultados do projeto, abordando temas como a problematização teórica dos feminismos, a genealogia e cartografia do movimento feminista português, e o desenvolvimento de uma plataforma interativa e colaborativa. Nesta sessão foram ainda analisados casos emblemáticos como a SlutWalk, o 8 de março, o #MeToo e o movimento EleNão.
Durante a tarde, as convidadas Kaitlynn Mendes e Stefania Milan, moderadas por Inês Amaral, refletiram sobre os desafios contemporâneos dos feminismos glocais, num contexto de crescentes ataques anti-feministas e anti-género.
Um dos pontos altos do evento foi a mesa-redonda sobre o documentário FEMglocal, que contou com intervenções de jornalistas, realizadoras e investigadoras, e antecedeu a pré-estreia do filme Feminismos: A Liberdade de Ser.
Mais do que um espaço de partilha científica, a conferência reforçou a importância de repensar os feminismos no presente, à luz do seu passado invisível, e com um olhar crítico para o futuro. Num momento em que os direitos humanos são postos em causa por movimentos populistas e reacionários, o FEMglocal defende a centralidade do pensamento feminista como motor de uma mudança social e política.
“Falar de feminismos é falar de direitos humanos”, afirmou Carla Cerqueira, investigadora responsável pelo projeto, sublinhando o papel fundamental da ciência na construção de estratégias de ação para os ativismos feministas contemporâneos.
Consulte as Fotografias do Evento no Facebook da ULusófona
Fotografia
Catarina Machado
Edição
Catarina Machado
Cobertura
Catarina Machado
Texto
Sofia Pereira
Outras Notícias
- 2.º Workshop do Projeto Aqua-Synapse na Fundação GIMM em Lisboa
- Estudante da Universidade Lusófona Convocada para Representar Portugal
- Dia da Universidade Celebra Excelência e Traça Visão para o Futuro
- Uma Semana de Inovação e Partilha entre a Universidade e a Indústria Tecnológica
- Porto Femme 2025 Dá Palco a Revoluções Femininas no Coração do Porto