
ULusófona celebra Igualdade e Empoderamento em Festival de Cinema
Nova edição do Porto Femme centra-se na temática "Mulheres e Revoluções" no âmbito da Sétima Arte
19.04.24 - 14h15O renomeado Porto Femme - Festival Internacional de Cinema que celebra a diversidade de género e se dedica a homenagear mulheres e pessoas não binárias, está de volta ao Porto para a sua 7.ª edição, destacando a inovação no cenário cinematográfico. Com o tema "Mulheres e Revoluções", esta edição especial procura reconhecer a importância e contribuição atual deste grupo nas transformações sociais ao longo do tempo. Não se limitando apenas a ser apenas um festival, é um projeto abrangente que promove valores como equidade, justiça e direitos humanos ao longo do ano.
A programação de 2024 oferece uma variedade de 122 filmes em competição, provenientes de 38 países diferentes. Destacam-se 3 estreias mundiais, 5 estreias internacionais e 40 estreias nacionais entre os filmes selecionados. O programa diversificado inclui competições, exibições, homenagens, workshops, debates, sessões de perguntas e respostas, exposições e apresentações musicais, proporcionando uma experiência rica e cativante para os amantes do cinema e todos os interessados em explorar as diversas narrativas e perspetivas apresentadas.
Durante os dias 19 e 20 de abril, a Universidade Lusófona - Centro Universitário Porto foi palco do evento que contou com a participação das realizadoras de um dos filmes da primeira sessão, explorando o tema do aborto ilegal no Brasil e as suas complexidades. Os demais filmes abordaram diversas privações enfrentadas pelas mulheres, incluindo temas como abuso, situações de guerra e direitos humanos em geral.
Todos os filmes exibidos integraram uma competição temática, onde as realizadoras competiram pelo reconhecimento do júri. Esta competição temática refletiu a diversidade de questões relevantes para as mulheres e sociedade como um todo, proporcionando um espaço de reflexão e debate essencial durante o evento.
No Programa do Porto Femme 2024, a 19 de abril, sexta-feira, as atividades começaram às 14h15 com a Sessão n.º 1 da Competição Temática B, onde foram exibidos os filmes "Uma Mulher Comum", de Debora Diniz e "Mariquita Woman Revolution", de Sabrina Farji. Mais tarde, pelas 16h15, decocorreu a Sessão n.º 2 da Competição Temática C, com o filme "Sew to Say", de Rakel Aguirre. Encerrando o dia, às 18h15, a Sessão n.º 3 da Competição Temática D apresentou os filmes "Heiresses", de Silvia Venegas e "Saint Gregory", de Nataša Nelević.
Já no dia seguinte, sábado, a programação continuou com a Sessão n.º 4 da Competição Temática E, às 14h15, com a exibição do filme "Beirut: Eye of the Storm", de Mai Masri. Por fim, às 16h15, a Sessão n.º 5 da Competição Temática F trouxe-nos o filme "Analogue Revolution: How Feminist Media Changed the World", de Marusya Bociurkiw.
Este ano, o festival reitera o seu compromisso em promover e celebrar o esforço e dedicação na indústria cinematográfica, promovendo a igualdade e o empoderamento neste campo, valores estes, alinhados com os da Universidade Lusófona. O evento continua a manter-se um espaço de expressão criativa, compartilhamento de ideias e debates abertos a todos os participantes.


Consulte as Fotografias do Evento no Facebook da ULusófona
Texto
Mariana Rocha
Fotografia
Ana Machado
Cursos Relacionados
- Licenciatura em Cinema e Artes dos Media (Lisboa)
- Mestrado em Estudos Cinematográficos (Lisboa)
- Mestrado em Realização para Cinema Documental (Lisboa)
- Mestrado em Património Cinematográfico e Audiovisual (Lisboa)
- Mestrado Erasmus Mundus em Kino Eyes - Realização e Produção Cinematográfica (Lisboa)
- Formação Livre em Empreendedorismo para as Indústrias Criativas - Globalização, Cinema e Televisão na Era Digital (Lisboa)
Outras Notícias
- 2.º Workshop do Projeto Aqua-Synapse na Fundação GIMM em Lisboa
- Estudante da Universidade Lusófona Convocada para Representar Portugal
- Dia da Universidade Celebra Excelência e Traça Visão para o Futuro
- Uma Semana de Inovação e Partilha entre a Universidade e a Indústria Tecnológica
- Porto Femme 2025 Dá Palco a Revoluções Femininas no Coração do Porto