filmeu
ulusofona-celebra-igualdade-e-empoderamento-em-festival-de-cinema

ULusófona celebra Igualdade e Empoderamento em Festival de Cinema

Nova edição do Porto Femme centra-se na temática "Mulheres e Revoluções" no âmbito da Sétima Arte

19.04.24 - 14h15

O renomeado Porto Femme - Festival Internacional de Cinema que celebra a diversidade de género e se dedica a homenagear mulheres e pessoas não binárias, está de volta ao Porto para a sua 7.ª edição, destacando a inovação no cenário cinematográfico. Com o tema "Mulheres e Revoluções", esta edição especial procura reconhecer a importância e contribuição atual deste grupo nas transformações sociais ao longo do tempo. Não se limitando apenas a ser apenas um festival, é um projeto abrangente que promove valores como equidade, justiça e direitos humanos ao longo do ano. 

A programação de 2024 oferece uma variedade de 122 filmes em competição, provenientes de 38 países diferentes. Destacam-se 3 estreias mundiais, 5 estreias internacionais e 40 estreias nacionais entre os filmes selecionados. O programa diversificado inclui competições, exibições, homenagens, workshops, debates, sessões de perguntas e respostas, exposições e apresentações musicais, proporcionando uma experiência rica e cativante para os amantes do cinema e todos os interessados em explorar as diversas narrativas e perspetivas apresentadas. 

Durante os dias 19 e 20 de abril, a Universidade Lusófona - Centro Universitário Porto foi palco do evento que contou com a participação das realizadoras de um dos filmes da primeira sessão, explorando o tema do aborto ilegal no Brasil e as suas complexidades. Os demais filmes abordaram diversas privações enfrentadas pelas mulheres, incluindo temas como abuso, situações de guerra e direitos humanos em geral.

Todos os filmes exibidos integraram uma competição temática, onde as realizadoras competiram pelo reconhecimento do júri. Esta competição temática refletiu a diversidade de questões relevantes para as mulheres e sociedade como um todo, proporcionando um espaço de reflexão e debate essencial durante o evento. 

No Programa do Porto Femme 2024, a 19 de abril, sexta-feira, as atividades começaram às 14h15 com a Sessão n.º 1 da Competição Temática B, onde foram exibidos os filmes "Uma Mulher Comum", de Debora Diniz e "Mariquita Woman Revolution", de Sabrina Farji. Mais tarde, pelas 16h15, decocorreu a Sessão n.º 2 da Competição Temática C, com o filme "Sew to Say", de Rakel Aguirre. Encerrando o dia, às 18h15, a Sessão n.º 3 da Competição Temática D apresentou os filmes "Heiresses", de Silvia Venegas e "Saint Gregory", de Nataša Nelević. 

Já no dia seguinte, sábado, a programação continuou com a Sessão n.º 4 da Competição Temática E, às 14h15, com a exibição do filme "Beirut: Eye of the Storm", de Mai Masri. Por fim, às 16h15, a Sessão n.º 5 da Competição Temática F trouxe-nos o filme "Analogue Revolution: How Feminist Media Changed the World", de Marusya Bociurkiw.

Este ano, o festival reitera o seu compromisso em promover e celebrar o esforço e dedicação na indústria cinematográfica, promovendo a igualdade e o empoderamento neste campo, valores estes, alinhados com os da Universidade Lusófona. O evento continua a manter-se um espaço de expressão criativa, compartilhamento de ideias e debates abertos a todos os participantes.

ulusofona-celebra-igualdade-e-empoderamento-em-festival-de-cin-1
ULusófona celebra Igualdade e Empoderamento em Festival de CinII

Consulte as Fotografias do Evento no Facebook da ULusófona

Texto
Mariana Rocha

Fotografia
Ana Machado

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios