
Bioplásticos: Desafios e Estratégias para uma Economia Sustentável
Evento abordou barreiras na produção de bioplásticos e desenvolveu plano com stakeholders
09.05.24 - 10h00Especialistas e stakeholders reuniram-se no dia 9 de maio, no Auditório Agostinho da Silva, na Universidade Lusófona, em Lisboa, para o evento Bioplásticos num mundo sustentável. O objetivo central era abordar os desafios e promover a viabilidade dos bioplásticos, com foco na partilha de barreiras atuais e na co-produção de estratégias para a comercialização eficaz de bioplásticos, fundamentais para a transição para uma economia circular e sustentável.
O workshop iniciou-se com a sessão de boas-vinda, onde Ana Penha, técnica especialista em Economia Circular da ADENE - Agência para a Energia, destacou as oportunidades e desafios inerentes à incorporação dos bioplásticos na indústria moderna e as suas implicações para o meio ambiente. O debate intensificou-se com a análise dos "Desafios do lado da oferta" e "Desafios do Lado da demanda" dos bioplásticos, onde foram explorados obstáculos na produção, distribuição e aceitação do mercado para esses materiais alternativos.
O ponto alto do evento foi o workshop colaborativo, onde os participantes, incluindo fabricantes, reguladores e representantes de organizações ambientais, trabalharam juntos para identificar soluções viáveis e formular um plano de ação para superar as barreiras à adoção dos bioplásticos. Esta sessão colaborativa foi crucial para envolver todas as partes interessadas e alinhar estratégias para um impacto positivo e duradouro.
As propostas desenvolvidas durante o evento foram revistas e refinadas e os participantes destacaram a necessidade de políticas mais robustas, incentivos para inovação e um maior foco na educação e conscientização sobre os benefícios dos bioplásticos.
O encerramento marcou a sensação de um evento produtivo, com uma forte ênfase na ação coletiva e na implementação das recomendações discutidas, sendo elogiado por sua abordagem prática e por facilitar um diálogo aberto entre diferentes stakeholders, estabelecendo uma base sólida para futuras iniciativas no campo dos bioplásticos.
Fotografia
Matilde César
Cobertura
Francisco Souza
Edição
Nelson Barradas
Cursos Relacionados
Outras Notícias
- 2.º Workshop do Projeto Aqua-Synapse na Fundação GIMM em Lisboa
- Estudante da Universidade Lusófona Convocada para Representar Portugal
- Dia da Universidade Celebra Excelência e Traça Visão para o Futuro
- Uma Semana de Inovação e Partilha entre a Universidade e a Indústria Tecnológica
- Porto Femme 2025 Dá Palco a Revoluções Femininas no Coração do Porto