-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular irá lidar com a mudança social e a forma como as tecnologias sociais estão a moldar esses processos. Partindo de um ponto de vista organizacional, a disciplina procura compreender como o empreendedorismo e a inovação, enquanto aspectos centrais da mudança social, estão profundamente interligados com diferentes média.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULP1963-15378
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1 - O que é o empreendedorismo social: como enfrentar e definir os problemas sociais e criar valor social? 2 - O que é o empreendedorismo na área de estudos de media e inovações sociais; 3 - Como podemos discutir a mudança social hoje em dia? Os papéis dos conceitos de participação e interação; 4 - O empreendedorismo como um resultado das redes sociais e o motor do seu desenvolvimento; 5 - Redes e mudança social; 6 - Redes e inovações; 7 - Redes e capital social; 8 - Métodos e estratégias para empreendedorismo 9 - Questões de Direito: Resolução tecnológica e regulação das plataformas de comunicação. O terceiro setor e a comunicação par.
-
Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular irá lidar com a mudança social e a forma como as tecnologias sociais estão a moldar esses processos. Partindo de um ponto de vista organizacional, a disciplina procura compreender como o empreendedorismo e a inovação, enquanto aspectos centrais da mudança social, estão profundamente interligados com diferentes formas de media. Os principais objetivos de aprendizagem são: - Compreender o conceito de empreendedorismo social e ser capaz de relacioná-lo com as inovações sociais; - Ser capaz de compreender a relação entre as redes sociais e teoria dos media; - Ser capaz de formular uma visão crítica das consequências que as redes sociais têm para a sociedade; - Ser capaz de compreender como as inovações sociais e o empreendedorismo estão relacionados com diferentes abordagens teóricas, como a teoria do capital social ou a teoria das redes.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O Método de ensino será baseado em sessões expositivas seguidas de discussão ao vivo dos textos propostos. A discussão em grupo de estudos de será também incentivada. A avaliação consistirá na elaboração de um artigo científico.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Abu-Saifan, S. (2012). Social Entrepreneurship: Definition and Boundaries. Technology lnnovation Management Review. February 2012: 22-27. Couldry, N. (2012), Media, society, world: social theory and digital media practice, London, Polity Latour, B. (2011). Networks, Societies, Spheres: Reflections of an Actor-Network Theorist. International Journal of Communication, 5, Philadelphia, USC Annenberg School for Journalism and Communication, 796¿810. Lin, N. (2001). Social Capital: a theory of social structure and action. Cambridge, Cambridge University Press. Gunn, R e Durkin O. (2010). Social Entrepreneurship: A Skills Approach, London, Policy Press Mair, J, Robinson. J & Hockerts, K (2006). Social Entrepreneurship, London. Palgrave Macmillan Parente, C. (Coord.) (2014). Empreendedorismo Social em Portugal. Universidade do Porto, Faculdade de Letras. Rainie, Lee e Wellman B. (2012). Networked: The new social operating system, Massachusetts. The MIT Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não