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Apresentação
Apresentação
A UC visa a consolidação de conceitos e teorias que permitam analisar as relações da comunicação, dos média, do acontecimento, das mobilizações coletivas e movimentos sociais com o Espaço Público, nas suas diferentes abordagens, e com os públicos. Para tal, revisitam-se as teorias do Espaço Público, o que permitirá a sua problematização em articulação com as teorias dos movimentos sociais. Umas e outras adquirem novas cambiantes que importa analisar do ponto de vista dos novos média e das mutações da comunicação com a ação digital em rede. Destinada a estudantes orientados para a investigação, a UC constitui-se como um espaço curricular onde estes poderão aferir e testar conceitos essenciais: Espaço Público, Media, movimentos sociais, ativsmos. Interligadas, estas noções apresentam-se como um desdobramento de configurações teóricas aparentemente estabilizadas no século passado e que requerem hoje novas leituras e discussão, sobretudo quando perspetivadas pela ótica do ativismo em rede.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 7.5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP1963-22470
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I Espaço Público A teoria do Espaço Público de J. Habermas Modelo normativo vs. Modelo plural e espaços públicos alternativos Espaço público, espaço comum, comunicação, urbanidade e vida pública, ação coletiva, públicos. As teorias de J. Dewey, H. Arendt, R. Sennett, I. Joseph, C. Taylor, L. Quéré II Movimentos sociais e ativismo Paradigmas Clássicos e Contemporâneos Dos movimentos pré-modernos aos movimentos modernos Os Novos Movimentos Sociais de protesto Do ativismo em rede aos movimentos inorgânicos Desafios e limites dos Movimentos Sociais Contemporâneos III Espaço público, Média, Visibilidade e Invisibilidade Visibilidade e invisibilidade. Regimes de visibilidade Esfera pública, visibilidade e reconhecimento Visibilidade e invisibilidade nos media tradicionais e nas redes digitais IV. Redes e Ativismo Redes sociais digitais e novas formas de ativismo e mobilização pública Modalidades de ativismo mediático e ação digital em rede Reapropriação do espaço público
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Objetivos
Objetivos
Habilitar o estudante à aquisição de conceitos e teorias com fins analíticos, críticos e de aplicação. Desenvolver as capacidades de confronto de teorias e conceitos, discussão crítica, aplicação de conceitos e quadros teóricos a objetos empíricos e a um corpus para fins investigativos.Capacitar para desenhar estratégias de estudo dos espaços públicos, dos médias e dos acontecimentos em termos de programas de trabalho e projetos de investigação.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O tipo de metodologia adoptado é teórico-prático. utilizando-se métodos expositivo, demonstrativo e ativo (aprendizagem por pesquisa). O método expositivo é utilizado para a introdução e apresentação de conceitos e teorias, com recurso ao demonstrativo ao selecionar e apresentar estudos de casos que permitam as teorias, os conceitos e a aplicação destes. Serão apresentados casos empíricos para fins de análise e discussão. A metodologia expositiva é heurística diante dos textos: a apresentação teórica será alternada e cruzada com discussão, análise crítica e debate a partir da leitura de textos previamente selecionados
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Alperstein, N. (2021) Performing Media Activism in the Digital Age. Palgrave Arendt, H. (1988). La condition de l'homme moderne , Paris:Calmann-Levy Brighenti, A. M. (2010). Visibility in Social Theory and Social Research, Palgrave McMillan Della Porta, D. & Diani, M. (2020). Social movements. An Introduction. 3ed. New Jersey:Wiley-Blackwell Dewey, J. (1925¿1927) The Public and its Problems, in The collected works of John Dewey. The later Works, vol.2. Southern Illinois University Presse Fraser, N. (2003). Repenser l'espace public?, in Renault, E. e Sintomer, Y. (dir.) Où en est la théorie critique? La Découverte Habermas, J. (2012).A transformação estrutural da esfera pública. F.Calouste Gulbenkian Quéré, L. (1996). L'espace public comme lieu de l'action collective, Revue Mana, 2, 235-265 Tarrow, S. (1998). Power in Movement. Social Movements and Contentious Politics. Cambrid University Press. Thompson, J. B. (2005). The New Visibility. Theory, Culture & Society, 22(6), 31–51
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não