filmeu

Disciplina Novas Expressões Comunicacionais

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular pretende constituir-se como um espaço de reflexão sobre o impacto dos media nas sociedades e na cultura e sobre os paradigmas atuais emergentes na interação humano-humano e humano-computador. As áreas de intervenção incluem perspetivas atuais sobre novos media, desafios da comunicação digital, ativismos online, democracia e direitos humanos, bem como jornalismo visual, webdocumentário e big data. Com base nestes conteúdos espera-se que os estudantes possam desenvolver reflexões críticas para o desenvolvimento de trabalhos de investigação no âmbito do Doutoramento em Comunicação e Ativismos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Fundamentos dos Novos Media 1.1. Paradigmas de interação atuais e emergente; 1.2. Interface, informação e comunicação 2. Cultura Algorítmica 2.1 Impacto dos Novos Media e Algoritmos na Sociedade; 2.2 Cultura algorítmica, Convergência, Participação e Produtividade  3. Desafios da Comunicação Digital 3.1 Experiência, Envolvimento e Motivação; 3.2 “Big data” e determinação da Experiência 4. Novas expressões comunicacionais e Jornalismo 4.1. Da(s) crise(s) do Jornalismo aos modelos emergentes; 4.2. Jornalismo, democracia e Direitos Humanos; 4.3. Novos Media, ativismos online e Jornalismo. 5. Modelos emergentes de Comunicação e Jornalismo 5.1 Do "crowdfunding" ao patrocínio; 5.1.1. Projetos colaborativos e Jornalismo de Investigação 5.1.2. "Crowdsourcing” 5.2. Novas expressões jornalísticas: 5.2.1. Jornalismo visual, webdocumenta¿rio e a evoluc¿a¿o da Reportagem em ambiente digital;  5.2.2 "Big data", “data journalism” e os atuais desafios ao Jornalismo de investigação. 
  • Objetivos

    Objetivos

    Analisar como os paradigmas de interação atuais e emergentes estão a transformar as dinâmicas de comunicação e colaboração na sociedade contemporânea;  Avaliar o papel das interfaces digitais na comunicação, considerando  a usabilidade e a acessibilidade e a sua influencia no envolvimento do utilizador; Explorar o impacto dos novos media e algoritmos no discurso público, a cultura popular e mobilização social;  Compreender como o ‘Big Data’ molda a experiência do utilizador em meios digitais, discutindo questões de privacidade, ética e as implicações nas estratégias de comunicação; Compreender os modelos emergentes de Jornalismo e novas expressões jornalísticas;  Compreender os usos das novas e diferentes formatos de media e plataformas para projetosindependentes/alternativos ao Jornalismo tradicional;  Compreender os usos das diferentes formas de expressão jornalística;  Integrar as novas práticas jornalísticas em reflexões teóricas, éticas e deontológica. 
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Será promovida uma aprendizagem criativa reforçando o diálogo entre teoria e a prática, incluindo análises de estudos de caso e o desenvolvimento de pesquisas relacionadas com a área de interesse do doutorando. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Berglez, P., Olausson, U., & Ots, M. (2017). What is sustainable journalism? https://doi.org/10.3726/b11462 Couldry, N. & Curran, J. (2003). Contesting Media Power: Alternative Media in a Networked World. London: Rowan & Littlefield  Doc Society. (2020). Impact Field Guide & Toolkit: From Art to Impact. In https://impactguide.org/ Hohenstein, J., Kizilcec, R. F., Difranzo, D., Aghajari, Z., Mieczkowski, H., Levy, K., Naaman, M., Hancock, J., & Jung, M. F. (2023). Artificial intelligence in communication impacts language and social relationships. Scientific Reports |, 13, 5487. https://doi.org/10.1038/s41598-023-30938-9      Jenkins, H. (2006). Convergence Culture: Where Old and New Media Collide. Click Nothing (First). NY University Press. Kelly, K. (2016). The Inevitable. Understanding the 12 Technological Forces that will shape our Future. Viking.  Schroeder, R. (2018). Social theory after the internet. Media, technology and globalisation (1 ed). St London: UCL Press  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios