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Apresentação
Apresentação
Esta UC pretende dotar os estudantes de conhecimentos que articulam o campo dos media e as culturas cívicas, com enfoque nos novos media digitais, mas sem esquecer as multiplataformas e a implementação da ação no quotidiano. Este conhecimento deve ser profundamente teórico e também alicerçado em progressos científicos recentes.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP1963-22473
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Contexto histórico recente - Transformação do século XX: da ação política tradicional à emergência da ação cívica dos cidadãos - Reconceptualizações na viragem para o século XXI - Modelo de Peter Dahlgren: conhecimento, valores, confiança, espaços, práticas e identidades. 2. Culturas cívicas e internet - Novos ativismos - Rituais cívicos - Democracia e mundos virtuais - Formas de deliberação? - Cultura participatória - Participação e o político - Promoção da cultura de produção e engajamento dos cidadãos 3. Horizontalidade da internet? - "Digital devide" e ativismo cívico - On/off: ação cívica em circuito da vida 4. Ativismos, mudança e desenvolvimento - Participação como um projeto de mudança - A voz de diferentes geografias - Ativismo e cultura cívica para a mudança 5. Media, ativismos e culturas cívicas - Perspetivas, dilemas e (des)ilusões
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Objetivos
Objetivos
Os estudantes devem ser capazes de: Compreender a fundamentação histórica recente que implica a ação cívica em movimento entre uma conceptualização mais convencional e uma mais alargada. Compreender a relevância do pensamento sobre as culturas cívicas, a Internet e os meios digitais, que criaram possibilidades de ação cívica por emanação dos cidadãos. Compreender e problematizar conhecimentos sobre as possibilidades reais da Internet, que muitas vezes desafiam a sua horizontalidade. Compreender e identificar perspetivas aprofundadas de ação, como os ativismos, a conceptualização da mudança e do desenvolvimento, todas de relevância em todo o contexto de ação cívica mais aprofundada.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aula Invertida.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Almond, G. A., & Verba, S. (1989). The Civic Culture - Political Attitudes and Democracy in Five Nations . Newbury Park, Londres e Nova Deli: Sage Publications. Brites, M. J. (2015). Jovens e culturas cívicas: Por entre formas de consumo noticioso e de participação . Covilhã: LabCom Books. Dahlberg, L. (2001). The internet and the democratic discourse: Exploring the prospects of online deliberative forums extending the public sphere. Information, Communication & Society, 4 (4), 615¿633. Dahlgren, P. (2009). Media and Political Engagement: Citizens, Communication, and Democracy . Camb.: Cambridge U. Press. Jenkins, H. (2006). Convergence Culture: Where Old and New Media Collide . N. Iorque e Londres: N. York University Press Mouffe, C. (2005). On the Political (Thinking in Action) . Londres e Nova Iorque: Routledge. Tufte, T. (2017). Communication and social change: A citizen perspective . Cambri., UK: Polity Press
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não