-
Apresentação
Apresentação
Pretende-se proporcionar aos estudantes um contacto estruturado e aprofundado com a análise avançada de dados, tanto numa perspetiva quantitativa como qualitativa, que lhes permitam adquirir e desenvolver conhecimentos e competências sólidas em investigação científica em Psicologia Clínica, e aplicá-los nos trabalhos a desenvolver durante o doutoramento.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP6229-22748
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
S1 Investigação quantitativa e a modelação estatística S2 Softwares informáticos de análise de dados quantitativos: SPSS, JASP e R S3 Inferência em modelos de regressão e Regressão Linear Múltipla S4 Moderação vs Mediação com recurso ao Process S5 Regressão logística S6 Análise de dados longitudinais: ANOVA de medidas repetidas e mista S7 Testes a posteriori ou Post-hoc vs testes a priori ou contrastes planeados. Análise de efeitos simples, principais e de interação S8 Análises fatoriais confirmatórias S9 Abordagem moderna para análise de dados longitudinais: regressão para dados correlacionados (GEE) S10 Análise de dados diádicos S11 Investigação qualitativa: dos conceitos à análise de dados com recurso ao NVivo S12 Análise temática: Pressupostos e procedimentos de análise S13 Grounded Theory: Pressupostos e procedimentos de análise S14 Análise narrativa: Pressupostos e procedimentos de análise S15 Análise fenomenológica interpretativa: Pressupostos e procedimentos de análise
-
Objetivos
Objetivos
OA1. Comparar criticamente os principais métodos e técnicas de recolha e análise de dados, avaliando as suas vantagens e desvantagem, em função do desenho e dos objetivos de investigação. OA2. Selecionar adequadamente os métodos de análise de dados em função dos objetivos/hipóteses de investigação e a natureza dos dados recolhidos. OA3. Planear e conduzir protocolos de recolha e de análise de dados, com recurso aos principais métodos e técnicas de investigação quantitativa e qualitativa utilizadas na psicologia. OA4. Interpretar os resultados e compreendê-los à luz dos métodos utilizados, dos objetivos de investigação e da literatura científica. OA5. Aplicar os principais métodos e técnicas de recolha e análise de dados que preveem utilizar no projeto de tese de doutoramento. OA6. Discutir como os métodos de recolha e análise de dados contribuem para a construção do conhecimento científico empírico no domínio da psicologia clínica.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O ensino desta UC combina métodos teóricos e prático-laboratoriais, focados da resolução de problemas, numa abordagem colaborativa em formato b-learning. A UC apresenta uma tipologia de seminário e de OT. As aulas de seminário visam o aprofundamento de conhecimentos teóricos e das técnicas avançadas de análises de dados, para consolidar e/ou a aumentar a proficiência dos estudantes nos métodos de análise de dados mais transversalmente na investigação em psicologia clínica. Para promover sua autonomia no processo de aprendizagem, os estudantes selecionam a participação nos seminários que versem os métodos de análises de dados que preveem recorrer no seu projeto de tese.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
APA (2010). Publication manual of the American Psychological Association (6th ed.). Washington: APA Frost, N. (2011). Qualitative research methods in psychology. Combining core approaches. UK: McGraw Hill. Hayes, A. F. (2018). Introduction to mediation, moderation, and conditional process analysis: A regression-based approach. (2nd ed.). New York: Guilford. Hair, J., Black, W. Babin, B. & Anderson, R. (2014). Multivariate data analysis (7th ed.). Boston: Pearson Education Jackson, K. & Bazaley, P. (2019). Qualitative data analysis with Nvivo (3rd Edition). London: Sage. Kenny, D., Kashy, D., & Cook, W. (2006). Dyadic data analysis. New York: Guilford. Maroco, J. (2018). Análise estatística com o SPSS Statistics (7ª edição). Pêro Pinheiro: Report Number. Singer, J., & Willett, J. (2003). Applied longitudinal data analysis: Modeling change and event occurrence. NY: Oxford University Press. Tabachnick, B. & Fidell, L (2013). Using Multivariate Statistics (6th ed.). Boston: Pearson.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não