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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular cobre as atividades típicas de projetos de aprendizagem computacional de um projeto de data science, pelo que se pretende fornecer ferramentas ao estudante para: Planear e documentar um projeto de data science em todas as suas fases de desenvolvimento desde o tratamento de dados à representação de conhecimento. Selecionar as abordagens de aprendizagem computacional adequadas ao projeto a desenvolver de entre as apresentadas. Utilizar as tecnologias disponíveis no mercado para o desenvolvimento ágil de modelos preditivos e/ou descritos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP6914-26386
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos Introdução à unidade curricular Introdução à Descoberta do Conhecimento Representação de dados e conceitos relacionados Principais repositórios de Machine Learning Análise exploratória de dados Treino de modelos Avaliação de modelos Engenharia de dados Algoritmos de Classificação Algoritmos de Regressão Métodos Ensemble Métodos de Clustering Descoberta de padrões frequentes
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Objetivos
Objetivos
Identificar os tópicos-chave nas atividades de um projeto de data science. Conhecer as principais técnicas de análise exploratória de dados. Conhecer os principais repositórios de machine learning e datasets. Conhecer a pipeline de modelação e avaliação de modelos preditivos. Conhecer as principais técnicas de tratamento de dados. Estudar os principais algoritmos de classificação e regressão. Conhecer abordagens de ensemble methods. Estudar os principais métodos de clustering. Conhecer métodos de descoberta de padrões frequentes.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A aprendizagem em cada tópico ocorre através de um ciclo que integra teoria, prática e aplicação. Após a introdução dos conceitos, os alunos são incentivados a colocar em prática o que aprenderam em mini projetos. Por fim, os estudantes aprofundam seus conhecimentos ao desenvolverem um trabalho individual, no qual aplicam as habilidades adquiridas e demonstram sua capacidade de realizar uma pesquisa completa, desde a definição do problema até a apresentação dos resultados.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Han, J., Kamber, M., & Pei, J. (2011). Data Mining: Concepts and Techniques (3rd ed.). Elsevier. Hastie, T., Tibshirani, R., & Friedman, J. (2009). The Elements of Statistical Learning: Data Mining, Inference, and Prediction. Springer.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não