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Formação Livre Educação inclusiva: nada mais teórico do que uma boa prática - partilhada

Formadora: Professora Doutora Luzia Lima-Rodrigues A publicação do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, redefiniu o paradigma da Educação Especial, estabelecendo um compromisso efetivo com a educação inclusiva, alinhado com a definição da UNESCO (200... Ler mais

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Formato do cursoÀ Distância Horas3h
  • Apresentação

    Apresentação

    Formadora: Professora Doutora Luzia Lima-Rodrigues A publicação do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, redefiniu o paradigma da Educação Especial, estabelecendo um compromisso efetivo com a educação inclusiva, alinhado com a definição da UNESCO (2009) como um processo que visa responder à diversidade de necessidades dos alunos. Este enquadramento normativo desafia as escolas a concretizarem o direito de cada aluno a uma educação que reconheça as suas potencialidades, expectativas e necessidades, dentro de um projeto educativo comum, plural e equitativo. Mais do que um princípio orientador, a inclusão requer práticas pedagógicas concretas que assegurem a participação de todos os alunos, garantindo-lhes um verdadeiro sentido de pertença e condições efetivas de equidade. Através da partilha de estratégias e experiências, esta ação de formação pretende promover uma reflexão coletiva sobre como construir uma escola verdadeiramente democrática e inclusiva. Não basta falar de igualdade de oportunidades no acesso e sucesso escolares; é fundamental desenvolver práticas de justiça curricular e social, garantindo que a diversidade dos alunos seja atendida numa lógica de equidade. A inclusão concretiza-se na ação diária dos professores, na forma como organizam a sala de aula, na avaliação, na utilização das tecnologias e na criação de dinâmicas colaborativas. Assim, esta formação propõe-se a fomentar a partilha de boas práticas, demonstrando que não há nada mais teórico do que uma prática bem fundamentada. Ao criar espaços de cooperação e reflexão conjunta, os professores poderão construir respostas pedagógicas mais eficazes e transformar a escola num verdadeiro espaço de aprendizagem para todos.
  • Razões para frequentar este curso

    Razões para frequentar este curso

    • Transformar a inclusão em prática real, através da discussão de estratégias concretas.
    • Compreender os princípios do Decreto-Lei n.º 54/2018 e do Decreto-Lei n.º 55/2018, garantindo uma prática pedagógica alinhada com o quadro legal da educação inclusiva.
    • Desenvolver práticas colaborativas que promovam o envolvimento de todos os alunos e potenciem o sucesso educativo.
  • Competências

    Competências

    1. Conhecimento sobre os fundamentos legais e pedagógicos da inclusão, garantindo uma prática alinhada com os princípios do Decreto-Lei n.º 54/2018 e do Decreto-Lei n.º 55/2018. 2. Desenvolvimento de metodologias diferenciadas que promovam a participação e o sucesso de todos os alunos, a partir da diversidade em sala de aula. 3. Reflexão crítica sobre a prática docente, com vista a adaptar as práticas pedagógicas para construir um ambiente escolar mais equitativo, promovendo o sentido de pertença e o envolvimento ativo dos alunos.
  • Destinatários

    Destinatários

    Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e secundário e Educação Especial
  • Programa

    Programa

    • [Anual]
    • Educação inclusiva: nada mais teórico do que uma boa prática (partilhada) 0 ects
  • Observações

    Observações

    Esta ação der formação , denominada de Educação inclusiva: nada mais teórico do que uma boa prática (partilhada), será ministrada pela senhora Profª Doutora Luzia Lima- Rodrigues e insere-se no II ciclo das ações de curta duração promovidas pelo mestrado em Ciências da Educação da Universidade Lusófona-CUP

Centro Universitário

Porto | Faculdade de Psicologia e Educação
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Valores

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.

Direção do Curso

Secretariado

Gisela Ribeiro

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