filmeu

Disciplina História Cultural do Teatro I

  • Apresentação

    Apresentação

    Os alunos deverão desenvolver capacidades a nível de análise e pensamento crítico face aos documentos e ideias que lhes forem sendo apresentados, provenham de fontes primárias, de bibliografia secundária ou outros materiais. Deverão ser capazes de intervir na aula, sempre que oportunamente desafiados pela exposição ou discussão em curso. Em contexto de avaliação escrita, deverão ser capazes de responder a um enunciado que interpela os conteúdos de todo o semestre, produzindo um discurso bem articulado e fundamentado, bem como estabelecendo os nexos necessários.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O que é e para que serve a História? Da Nova História Cultural (Bourdieu, Foucault, Burke e Chartier) à História e Historiografia Cultural do Teatro. 3. O problema das origens do teatro. 4. A origem do teatro grego e o culto de Dionísio. 5. Nascimento da tragédia e da comédia; distinção entre géneros dramáticos; o cómico e o trágico enquanto categorias estéticas. 6. O conceito de mimesis dramática: de Platão a Aristóteles; a teorização da tragédia na "Poética" de Aristóteles. 7..A prática dramática na Grécia antiga; de Ésquilo a Eurípides. 8. O teatro na sua relação com a pólis: Sófocles e Aristófanes. 9. O teatro na Roma antiga. 10. O teatro medieval: do drama litúrgico aos mistérios. 11. A génese da representação moderna: o teatro renascentista italiano. 12. Da arte popular ao teatro do mundo: o Século de Ouro. 13. Breve relance sobre o Teatro Português: das origens ao Barroco
  • Objetivos

    Objetivos

    Identificar as problemáticas insistentes na tradição ocidental das artes cénicas desde a Antiguidade ao Renascimento. Apreender a relação da forma dramática aos contextos culturais e históricos, como valor estruturante da história do teatro e das artes cénicas. Identificar as principais características das artes cénicas clássicas. Identificar os conceitos estruturantes do trágico e do cómico na sua expressão cénica. Enquadrar o fenómeno teatral no movimento mais vasto do pensamento grego e latino. Compreender o influxo cristão nas artes cénicas medievais e a fricção entre o sagrado e o profano. Identificar o paradigma renascentista da Cena nas suas tensões fundamentais.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Investigação-ação baseada na resolução de problemas suscitados pela teoria e no incremento da Conferência- Performance.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ARISTÓTELES ¿ Poética. Lisboa, INCM, 1999; BARATA, José Oliveira ¿ Estética Teatral. Antologia de Textos. Lisboa, Moraes Editores, 1980. BOURDÉ, Guy & MARTIN, Hervé. As Escolas  Históricas. Lisboa, Europa América, 2012. CRUZ, Duarte Ivo. História do Teatro Português. Lisboa, Verbo, 2002. JAEGER, W. ¿ Paideia. A Formação do Homem Grego. Lisboa, Aster, 1979. LESKY, A. ¿ A Tragédia Grega. São Paulo, Perspectiva, 1996. McDONALD, M.; WALTON, J. ¿ The Cambridge Companion to Greek and Roman Theatre, 2007. MOSTAÇO, Edélcio Para uma história cultural do Teatro. ArtCultura Uberlândia, v. 20, n. 36, p. 193-203, jan.-jun. 2018. PEREIRA, Maria Helena da Rocha ¿ Hélade. Antologia da Cultura Grega. 3ª ed. Coimbra, Universidade de Coimbra, 1972. REHM, R. ¿ Greek Tragic Theatre. NY, Routledge, 1992. SERRA, José Pedro. Pensar o trágico: Categorias da Tragédia Grega. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2006. VERNANT, J.P.; VIDAL-NAQUET, P. ¿ Mito e Tragédia na Grécia Antiga. São Paulo, Perspectiva, 1999.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios