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Apresentação
Apresentação
Entre a «historicidade paradoxal» (Jesi) do mito e a fixação do discurso no logos, abre-se um curto período na história cultural grega: o período trágico. Compreender a fecundidade desse período e da tragédia tal como foi cultivada por autores como Ésquilo, Sófocles e Eurípides é o primeiro dos objetivos do Atelier de Leitura Dramática I. Procurar-se-á, através da leitura dos textos indicados, desenvolver uma perceção daquilo que constitui a forma dramática tal como ela irrompe na evidência da sua importância para as sociedades humanas. Os estudantes experimentarão assim a radicalidade antropológica a que são convocados através da tragédia clássica, tal como as possibilidades que essa condição traz ao jogo dramático. Competência adicional é aquela associada a uma compreensão histórico-cultural e estilística dos textos selecionados. Por fim, deverão os alunos relevar a pertinência do trágico "lido" para a sua experiência epocal e individual.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP1977-15439
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Modos de Ler 1.1. Por que razão ler os clássicos? 2. Questões preliminares à leitura da tragédia grega 2.1. A época clássica 2.2. As noções de tragédia e comédia 2.3. Categorias trágicas: liberdade e necessidade, culpa e destino, conhecimento e ignorância 2.4. A tese da “morte da tragédia” e os programas modernos da sua revitalização 3. Leitura e comentário de textos do corpus trágico clássico 3.1. Sófocles, Rei Édipo 3.2. Sófocles, Antígona 3.3. Eurípedes, As Fenícias
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Objetivos
Objetivos
Desenvolver as faculdades de leitura, análise intra- e intertextual e comentário. Incrementar a competência crítica e argumentativa. Desenvolver a compreensão histórico-cultural e estilística dos textos selecionados. Adquirir uma perceção dos aspetos formais, quer literários quer dramatúrgicos, da tragédia clássica. Projetar as tragédias da Antiga Grécia na experiência contemporânea.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Leitura coletiva dos textos propostos. Apuro de questões levantadas e respetiva submissão a debate. Recurso a fontes complementares (outros textos dramáticos, filmes, registos de espetáculos). Intervenção do docente para enquadramento ou síntese das atividades descritas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Sófocles – Rei Édipo. Trad. Maria do Céu Fialho. Lisboa: Edições 70, 2006. Sófocles – Antígona. Trad. Marta Várzeas. V.N. Famalicão: Húmus, 2010. Eurípides – Fenícias. In Tragédias. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2009. Crimp, Martin – O resto já conhecem do cinema. Trad. Isabel Lopes. Porto/V.N. Famalicão: TNSJ/Húmus, 2019.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não