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Apresentação
Apresentação
A UC de Voz e Canto I inicia um trabalho prático de necessidade estrutural na formação do intérprete/performer de Artes Dramáticas. Uma expressão vocal eficiente e versátil é uma componente essencial para este tipo de intérprete, e a UC de Voz e Canto I engloba o desenvolvimento prático das várias capacidades e competências da voz falada e cantada, bem como o conhecimento e compreensão teóricos das temáticas ligadas à abordagem eficiente e polivalente do uso vocal nos seus vários contextos. Além da tomada de consciência do próprio som vocal, e do reconhecimento da classificação da própria voz de entre os seis tipos existentes, desenvolve-se o trabalho técnico sobre as oito características da voz, e inicia-se uma abordagem completa da técnica vocal (postura, respiração, vibração, projeção, entoação, articulação e dicção, entre outros) com aplicação na voz falada e na voz cantada.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP1977-15440
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Auto-Consciência Vocal Exploração e autoconsciência vocal. Possibilidades interpretativas e musicais do som vocal. Plasticidade vocal e controlo técnico. Características da Voz As oito características do som vocal. Variações e controlo das características. A interdependência da intensidade, altura e ritmo. Classificação das vozes femininas e masculinas Identificar as seis vozes femininas e masculinas. Amplitude e tessitura. Classificação vocal de cada aluno. Técnica Vocal Relaxamento e Postura. Respiração. Aquecimento e treino vocal.
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Objetivos
Objetivos
Explorar e reconhecer o som da própria voz e as suas possibilidades interpretativas e musicais. Reconhecer a plasticidade e capacidade de modificação técnica da voz, para uma voz expressiva e multifacetada. Identificar as 8 características do som vocal: intensidade, altura, ritmo, duração, acentuação, entoação, timbre e humor; executar variações conscientes e controladas destas características. Perceber e identificar a correlação entre a intensidade, altura e ritmo. Identificar e distinguir as amplitudes das vozes de Soprano, Mezzo-Soprano, Contralto, Tenor, Barítono e Baixo. Identificar a própria classificação vocal, distinguindo amplitude e tessitura. Adquirir consciência corporal e postural para desbloquear processos de prática respiratória e vocal saudável e livre. Reconhecer a importância da respiração enquanto fonte ativadora da voz. Identificar e executar os 3 níveis da respiração: inferior, médio e superior. Executar técnicas de relaxamento e aquecimento físico da voz.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Métodos expositivo e interrogativo: exposição teórica das temáticas, com apresentação de premissas de abordagem prática à utilização da voz; discussão dos temas com base na incitação ao questionamento da experiência de uso vocal dos alunos dentro e fora do contexto de aula. Método demonstrativo: durante a realização dos exercícios vocais falados e cantados, demonstração por parte da docente da forma mais eficiente de atingir a performance vocal pretendida. Método activo: realização orientada de exercícios de aquecimento e desenvolvimento técnico vocal, e de interpretação vocal de textos e canções. AVALIAÇÃO: Participação nas aulas 70% + Apresentação Final 30%. É obrigatória a assiduidade a 75% do tempo letivo para a aprovação à UC. Em caso de exame de recurso, este constará de uma prova escrita e de uma prova prática consistida por duas canções e um monólogo (escolhidos pela docente).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
ALEXANDER, F. Matthias, O Uso de Si Mesmo, Martins Fontes, São Paulo, 1985 CASTARÈDE, Marie-France, A Voz e os Seus Sortilégios, Editorial Caminho, Lisboa, 1991 DAYME, Meribeth Bunch, The Performer’s Voice, W. W. Norton and Company, New York, 2005 DAYME, Meribeth Bunch, Dynamics of the Singing Voice, Springer Wien New York, Áustria, 2009 HARRISON, Peter T., The Human Nature of the Singing Voice, Dunedin Academic Press, Edimburgo, 2006 KAIN, Roger, The Complete Vocal Workout, SMT – Sanctuary Publishing Limited, London, 2003 KAYES, Gillyane, Singing and the Actor, Methuen Drama, Londres, 2004 LINKLATER, Kristin, Freeing the Natural Voice, Drama Publishers – Quite Specific Media Group Ltd., New York and Hollywood, 1976 LOVE, Roger; FRAZIER, Donna, Set Your Voice Free, Little, Brown and Company, New York, 1999 QUINTEIRO, E. Acuña, Estética da Voz – Uma Voz para o Actor, Summus Editorial, São Paulo, 1989
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não