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Disciplina História Cultural do Teatro II

  • Apresentação

    Apresentação

    Os alunos deverão desenvolver capacidades a nível de análise e pensamento crítico face aos documentos e ideias que lhes forem sendo apresentados, provenham de fontes primárias, de bibliografia secundária ou outros materiais. Deverão ser capazes de intervir na aula, sempre que oportunamente desafiados pela exposição ou discussão em curso. Em contexto de avaliação escrita, deverão ser capazes de responder a um enunciado que interpela os conteúdos de todo o semestre, produzindo um discurso bem articulado e fundamentado, bem como estabelecendo os nexos necessários.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1 A idade moderna do drama 1.1 A questão moderna da história e do "resumo dos tempos". 1.2 O contexto teatral europeu do isabelino à Restauração. 1.3 Shakespeare: a fundação do sujeito como "poema infinito" 1.4 O teatro como espelho da Razão de Estado: Shakespeare, Corneille, Racine 1.5 Repercussão de Shakespeare na Aufklärung e no Romantismo alemão: Goethe, Lessing, Schiller 1.6 Linhagem moderna da tragédia: de Shakespeare a Kleist. 2. A idade performativa do drama 2.1Três nascimentos do teatro contemporâneo: - da dramaturgia (de Lessing ao simbolismo), - do actor (de Stanislavsky a Brook) - do espectáculo (do "teatro mecânico" a Wagner: a generalização do estado estético) 2.2 Modelização cénica das vanguardas: de Hofmannstahl a Duchamps 2.3 Novas comunidades cénicas: Artaud e Brecht 2.4 A dissolução da cadeia representativa: o advento de Beckett. 3. O Teatro Pós Dramático: Discussão da proposta de Hans- Thyes Lehmann 4. O Teatro Português: de Setecentos à atualidade  
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objectivos genéricos reiteram os enunciados para a u.c. de História Cultural do Teatro I, especificando-se aqui o período Moderno das artes cénicas, com início  datado em Shakespeare, até à irrupção das vanguardas e da crítica do moderno no século XX. Objectivos específicos: obter uma perspectiva diacrónica do teatro ocidental desde o início da Modernidade até ao século XX. Adquirir conceitos da teoria e estética teatral do período abrangido; aprofundar conhecimentos sobre as artes cénicas no que se refere à especificidade das suas formas; saber identificar núcleos actuantes na dramaturgia moderna e o impacto respectivo na situação cultural da modernidade compreender o carácter multi-factorial das metamorfoses na forma teatral sob o impulso do paradigma moderno; Debater o Teatro Pós- Dramático e efetuar uma panorâmica do Teatro Português, de Setecentos à atualidade.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Investigação-ação baseada na resolução de problemas suscitados pela teoria e no incremento da Conferência- Performance.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

     BECKETT, Samuel, Endgame/ Krapp's Last Tape/ Not I, in The Grove Centenary Edition, vol. III, New York: Grove Press, 2006 CAMPBELL, O. J. (ed.), The Reader's Encyclopedia of Shakespeare, New York: MJF Books, 1966 CRUZ, Duarte Ivo. História do Teatro Português. Lisboa: Verbo, 2002. DOBSON, M., WELLS, S. (eds.), The Oxford Companion to Shakespeare, Oxford: O.U.P, 2001 FISCHER-LICHTE, E., History of European Drama and Theatre, New York: Routledge, 2002 KLEIST, H. v. Sobre o Teatro de Marionetas, Lisboa. Hiena, 1988 LESSING, Dramaturgia de Hamburgo. Selecção de Textos, Lisboa: Gulbenkian, s/d NIETZSCHE, A Gaia Ciência, Lisboa: Relógio d'Água, 1998 REBELLO, Luíz Francisco, Breve História do Teatro Português, Mem Martins: Europa América, 5ª ed., 2000 SZONDI, P., Teoría del Drama Moderno. Tentativa sobre lo Trágico, Barcelona: Destino, 1994 LEHMANN, H.-T. (2003). Teatro Pós-Dramático e Teatro Político. Sala Preta, 3, 9-19. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v3i0p9-19  
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