-
Apresentação
Apresentação
Pretende-se fornecer aos alunos uma visão pluridisciplinar e entrusada das praxis de um Espaço Cénico através de uma abordagem teórica e prática organizada a partir dos seguintes vectores: - Conhecimento dos conceitos básicos da cultura do espectáculo; - O que é a cenografia; - Definição e enquadramento profissional do cenógrafo na produção do espectáculo; - Perspectiva histórica da arquitectura e da evolução dos espaços de representação; - Tipologias de um Palco: Noção do Espaço Teatral; - Panejamento de Palco e Tipos de Cortinas; - Domínio do vocabulário Técnico: Códigos e Terminologia. A metodologia de projecto passa pela criação de um dispositivo cénico/cenário a partir de um texto de Teatro; - Levantamento das medidas da Planta e Alçados do espaço escolhido para a concretização do dispositivo cénico; - Construção da Maqueta do espaço; - Esboços, desenhos e ilustração do dispositivo a realizar; - Construção de uma maquete do cenário.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1977-15444
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos: - O domínio dos conceitos básicos da cultura do espectáculo; - História do teatro e da scénografia: . A Antiguidade Clássica, . A vanguardas e a contemporaniedade. - O que é espaço scénico e cenografia; - Definição e enquadramento profissional do cenógrafo na produção do espectáculo; . Conceito . Projecto . Maquetização - Perspectiva histórica da arquitectura e da evolução dos espaços de representação; - Tipologias de um Palco: Noção do Espaço Teatral; . Noções espaciais e conceptuais . Públicos - Domínio do vocabulário Técnico: Códigos e Terminologia.
-
Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular deve conter as ferramentas básicas para a elaboração de um projecto de trabalho cenográfico por intermédio de princípios de comunicação, execussão e saberes no domínio da concepção e produção visual de um espectáculo de artes performativas. Desenvolver o conhecimento conceptual, os meios de investigação e de comunicação. Modos de fazer particulares de um processo de composição cenográfica
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os estudantes deverão desenvolver as competências próprias de uma abordagem ao projecto eminentemente prática e experimental, nas suas diferentes fases: definição e fundamentação do conceito, estudo e desenvolvimento de soluções formais adequadas, materialização final da proposta, envolvendo os aspectos técnicos e construtivos por via da maquetização. A avaliação será contínua, sendo considerado essencial a assiduidade e a participação activa dos alunos nas aulas práticas e teóricas, bem como nas sessões de avaliação. A avaliação incidirá, essencialmente, sobre o desenvolvimento dos trabalhos individuais, e do resultado dos mesmos a que corresponderá uma percentagem de 70% do valor total da avaliação, a assiduidade(20%), a participação dos alunos nas aulas práticas e teóricas (10%). Os trabalhos individuais serão avaliados nesta proporção: Desenhar uma proposta (10%), Texto expositivo da proposta (10%), Maquete(s) de um espaço cénico (80%).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
HOWARD, Pamela. What is Scenography? Oxford: Routledge, 2009. CASANOVA, Margarida. A influência da formação na cenografia. Mestrado in ESAD, 2019. SOMPAIRAC, Arnaud. Espaces scénographiques, L’exposition comme expérience critique et sensible. Editions MetisPresses, 2020. LORI, Renato. Scénographie et réalisation des décors pour le théâtre. Gremese - 978-2-36677-293-7 [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não