-
Apresentação
Apresentação
1- Introduzir uma consciência do corpo: - Exercícios que potenciem a coordenação motora, individual e colectiva; - Análise semântica de postura e comportamentos do corpo; - Exercícios de concentração; - Exercícios de desinibição; - Exercícios de corporização de textos. 2- Abordar a consciência pelo movimento: - Exercícios para melhorar a postura, visão, imaginação e percepção de si mesmos; - Ritmo respiratório durante os exercícios - Velocidade dos movimentos; - Pensar durante o agir. 3- Consciência da ampliação do universo poético do intérprete: Percepção, Espaço, Tempo; Impulso e Decisão; Concentração e disponibilidade. 4- Improvisação. 5- O espaço:direcções, níveis, formas, distância e tamanho. 6- As relações: atenção a, perto de, tocar, suportar e rodear. 7- Autonomia interpretativa e domínio da poética cénica: Individualidade cénica e imaginação criativa; Aplicação do gesto como signo dramatúrgico. 8 - A interação entre individualidade interpretativa e colectivo cénico.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1977-15445
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Corpo: Consciencialização corporal; Alinhamento; Verticalidade; Força; Flexibilidade; Coordenação; Eixo corporal. 2. Espaço: Planos; Direções; Níveis; Trajetórias; Trabalho no chão. 3. Tempo: Timing; Duração; Velocidade; Ataque; Fraseamento; Curto e longo. 4. Dinâmica: Acentuação; Alternância de energia. 5. Ações: Locomotoras: Deslocamentos, saltos, quedas e voltas; Não locomotoras: Fletir, Alongar, Tremer, Balancear, Torcer. Oscilar 6. Contacto Improvisação : Transferência de peso; Consciência do nosso peso e do outro; Desenvolvimento da nossa perceção; Desenvolvimento do movimento orgânico: intuitivo e reflexivo. 7. Improvisação: Exploração de um tema e interpretação; Improvisação a partir de vários estímulos. 8. Composição e Interpretação: Trabalhar o lado técnico e emocional de cada um, a partir da construção de uma sequência de movimentos.
-
Objetivos
Objetivos
a) Pretende-se introduzir uma consciencialização do corpo. b) Abordar o movimento enquanto linguagem visual, o sentido de observação e os processos de memorização. c) Viabilizar a especulação, o diálogo e a discussão em torno das questões de objectividade e subjectividade ligadas ao processo de criação. d)Proporcionar a vivência das diferentes abordagens técnicas e estilísticas do movimento contemporâneo. e) Desenvolver e aprofundar as competências motoras e interpretativas, assim como desenvolver metodologias de criação colaborativa estimulando atitudes de responsabilidade e autodisciplina perante o trabalho. f) Desenvolver ferramentas para a criação de um processo criativo final.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O ensino é prático. Fomentando-se a autonomia de cada aluno, através de trabalhos individuais e da aprendizagem colaborativa em grupo: (1) Aulas laboratoriais; (2) Atividades práticas de apreensão técnicas e expressivas do domínio do movimento; (3) Aulas laboratoriais de aplicação das técnicas trabalhadas; (4) Trabalhos individuais; trabalhos coletivos; apresentações públicas. A avaliação é contínua, em regime presencial, e tem em conta os seguintes parâmetros: a) Assiduidade, participação de qualidade na aula, e cumprimento atempado das tarefas propostas; 50% b)Aplicação em contexto prático das técnicas desenvolvidas em contexto de aula; 25% c) Apresentação de trabalhos práticos; 25%
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bartenieff, Irmgard e Dori Lewis. (1980). Body Movement ; Coping with the environment. Nova Iorque: Gordon and Breach Science Publishers. Donnelan, D. (2002). The actor and the target. London: Nick Hern Books. Feldenkrais, Moshe (1977)- Consciência Pelo Movimento- Editor Summus. Gil. José (2001)-Movimento Total - O corpo e a Dança; tradução de Miguel Serras Pereira; Relógio D´Água Editores. Newlove, Jean (1993). Laban for Actors and Dancers. London: Nick Hern Books.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não