-
Apresentação
Apresentação
A UC de Voz e Canto II integra um trabalho prático de necessidade estrutural na formação do intérprete/performer de Artes Dramáticas. Uma expressão vocal eficiente e versátil é uma componente essencial para este tipo de intérprete e, na continuação do trabalho desenvolvido na UC Voz e Canto I, Voz e Canto II engloba o desenvolvimento prático das várias capacidades e competências da voz falada e cantada, bem como o conhecimento e compreensão teóricos das temáticas ligadas à abordagem eficiente e polivalente do uso vocal nos seus vários contextos. Além do estudo da Morfologia e Fisiologia do aparelho fonador e do trabalho sobre os métodos de preparação do texto para o trabalho vocal, desenvolve-se a técnica vocal geral (postura, respiração, vibração, projeção, colocação, articulação e dicção, entre outros) com aplicação na voz falada e na voz cantada e a leitura rítmica e melódica básica.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1977-15446
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Morfologia e fisiologia do Aparelho Fonador Morfologia do aparelho fonador: produtores, vibradores e ressoadores. Fisiologia: respiração, vibração e colocação. Produção vocal saudável e eficiente. Aparelho fonador e aparelho respiratório. Afinação e Entoação Diferenciação entre amplitude e tessitura. Zona grave e aguda de cada voz. Treino auditivo e afinação Técnica Vocal Postura e movimento. Respiração abdominal e global. Vibração e Projeção: inalare la voce. Colocação e Ressonância: harmonização dos pontos de foco. Articulação e dicção. Aquecimento e treino vocal. Performance – Voz Falada Preparação do texto para a interpretação vocal. Performance – Voz Cantada Voz como instrumento musical. Leitura rítmica e melódica básica. Ritmo vocal e corporal.
-
Objetivos
Objetivos
Nomear as partes constituintes do aparelho fonador e descrever o processo fisiológico vocal. Identificar os impedimentos à produção vocal. Compreender a ligação entre os aparelhos fonador e respiratório. Distinguir amplitude de tessitura e alargar as zonas-limite agudas e graves. Desenvolver a acuidade auditiva e flexibilidade tonal e tímbrica. Articular a produção do som com diferentes posturas e movimentos. Executar corretamente a respiração inferior. Explorar, agilizar e tonificar a respiração. Executar a abertura laríngea e o inalare la voce. Distinguir auditivamente os cinco pontos de foco da ressonância, e identificar e equilibrar a própria colocação. Agilizar a fluidez articulatória, a dicção e a inteligibilidade do discurso. Executar técnicas de aquecimento vocal. Analisar e interpretar textos, preparando-os para a interpretação vocal. Realizar a leitura correta de frases rítmicas e melódicas simples. Identificar e controlar o ritmo na interpretação vocal.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Métodos expositivo e interrogativo: exposição teórica das temáticas, com apresentação de premissas de abordagem prática à utilização da voz; discussão dos temas com base na incitação ao questionamento da experiência de uso vocal dos alunos dentro e fora do contexto de aula. Método demonstrativo: durante a realização dos exercícios vocais falados e cantados, demonstração por parte da docente da forma mais eficiente de atingir a performance vocal pretendida. Método activo: realização orientada de exercícios de desenvolvimento e aquecimento vocal, e de interpretação vocal de textos e canções. AVALIAÇÃO: Participação 70% + Apresentação Final 30% É obrigatória a assiduidade a 75% do tempo letivo para a aprovação à UC. Em caso de exame, este constará de uma prova escrita e de uma prova prática consistida por duas canções e um monólogo (escolhidos pela docente).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
BOONE, Daniel R.; McFARLANE, Stephen C., A Voz e a Terapia Vocal, ArtMed Editora S.A., Porto Alegre, 2003 DAYME, Meribeth Bunch, Dynamics of the Singing Voice, Springer Wien New York, Áustria, 2009 GRAAF, Van de, Human Anatomy, WCB – McGraw-Hill, Boston, 1998 HARRISON, Peter T., The Human Nature of the Singing Voice, Dunedin Academic Press, Edimburgo, 2006 HUSLER, Frederick; RODD-MARLING, Yvonne, Singing – The Physical Nature of the Vocal Organ, Hutchinson & Co (Publishers) Ltd., Londres, 1983 KAYES, Gillyane, Singing and the Actor, Methuen Drama, Londres, 2004 KIMBALL, Carol, Song – A Guide to Art Song Style and Literature, Hal Leonard Corporation, Milwaukee, 2005 LOVE, Roger; FRAZIER, Donna, Set Your Voice Free, Little, Brown and Company, New York, 1999 MENDES, Ana; GUERREIRO, David; SIMÕES, Marina; MOREIRA, Miriam, Fisiologia da Técnica Vocal, Lusociência – Edições Técnicas e Científicas, Lda., Loures, 2013
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não