filmeu

Disciplina Prática Profissional II

  • Apresentação

    Apresentação

    Os primeiros semestres de Prática Profissional são entendidos como a base de um percurso de relação entusiamada, consciente e inteligente do intérprete com a experimentação teatral, o desenvolvimento de capacidades interpretativas em vários domínios, bem como a análise crítica de diversos métodos e teorias de interpretação.   
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    - Atenção vs Concentração - A improvisação  - A contracena - O trabalho dramatúrgico sobre o texto - O trabalho técnico sobre o texto - Criação de pequenos exercícios individuais utilizando diversos suportes  - Criação de um trabaho final em grupo
  • Objetivos

    Objetivos

    É objectivo que cada aluno: - adquira um conhecimento das suas capacidades, da sua identidade física|emotiva e desenvolva um trabalho aplicado no uso inteligente dessa investigação; - desenvolva instrumentos de prrogressiva autoconfiança cénica (física|emotiva); - se torne, progressivamente, um intérprete centrado, multifacetado e criativo; - inicie ou consolide uma relação com o material dramático como instrumento de trabalho quotidiano essencial;  - crie uma base de trabalho individual de qualidade e grande abertura (do ponto de vista técnico), para que possa exercitar-se em diferentes linguagens artísticas.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    - A prática na aula articula a pesquisa com exercícios de interpretação a partir de suportes dramatúrgicos diversos: promove a abertura do imaginário, da subjetividade e da criatividade e consolida as competências técnicas de interpretação. - Incute-se no grupo a noção da importância, para a sua formação, em serem espectadores assíduos nos espetáculos apresentados nos palcos da cidade ao longo do ano; a posterior crítica em relatório escrito obriga à fundamentação das opiniões. - Apresentações à comunidade: exercícios práticos a desenvolver em grupo sobre textos poéticos, em prosa ou dramáticos que, pelo confronto com o público, permitem refletir a evolução do trabalho individual e colectivo de aquisição de competências de análise, de interpretação e criação.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - BROOK, Peter, O Espac¿o Vazio, traduc¿a¿o de Rui Lopes. Lisboa: Orfeu Negro, 2011. - SPOLIN, Viola, Improvisations for the Theater, Illinois,Northwestern University Press, 1963 - JOHNSTONE, Keith, Impro, London, Methuen Drama, 1989 - OIDA, Yoshi, MARSHALL, Lorna, The Invisible Actor, New York, London, Routledge, 1997 - RODENBURG, Patsy, The Actors Speak:Voice and the Performer, London, Methuen Drama, 1998    - MULLER, Carol, Le Training the l’Acteur, Paris, Actes Sud-Papiers/CNSAD, 2000    - COMEY, Jeremiah, Art Of Film Acting, New York, Focal Press, 2002    - FUCHS, Elianor, The Death of Character, London & New York, Routledge, 2006     - GOODALL, Jane, Stage Presence, New York, London, Routledge, 2008    - SOTO-MORETTINI, Dona, The Philosophical Actor, Bristol, Intellect, 2010
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios