-
Apresentação
Apresentação
Os primeiros semestres de Prática Profissional são entendidos como a base de um percurso de relação entusiamada, consciente e inteligente do intérprete com a experimentação teatral, o desenvolvimento de capacidades interpretativas em vários domínios, bem como a análise crítica de diversos métodos e teorias de interpretação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1977-15448
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Atenção vs Concentração - A improvisação - A contracena - O trabalho dramatúrgico sobre o texto - O trabalho técnico sobre o texto - Criação de pequenos exercícios individuais utilizando diversos suportes - Criação de um trabaho final em grupo
-
Objetivos
Objetivos
É objectivo que cada aluno: - adquira um conhecimento das suas capacidades, da sua identidade física|emotiva e desenvolva um trabalho aplicado no uso inteligente dessa investigação; - desenvolva instrumentos de prrogressiva autoconfiança cénica (física|emotiva); - se torne, progressivamente, um intérprete centrado, multifacetado e criativo; - inicie ou consolide uma relação com o material dramático como instrumento de trabalho quotidiano essencial; - crie uma base de trabalho individual de qualidade e grande abertura (do ponto de vista técnico), para que possa exercitar-se em diferentes linguagens artísticas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
- A prática na aula articula a pesquisa com exercícios de interpretação a partir de suportes dramatúrgicos diversos: promove a abertura do imaginário, da subjetividade e da criatividade e consolida as competências técnicas de interpretação. - Incute-se no grupo a noção da importância, para a sua formação, em serem espectadores assíduos nos espetáculos apresentados nos palcos da cidade ao longo do ano; a posterior crítica em relatório escrito obriga à fundamentação das opiniões. - Apresentações à comunidade: exercícios práticos a desenvolver em grupo sobre textos poéticos, em prosa ou dramáticos que, pelo confronto com o público, permitem refletir a evolução do trabalho individual e colectivo de aquisição de competências de análise, de interpretação e criação.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- BROOK, Peter, O Espac¿o Vazio, traduc¿a¿o de Rui Lopes. Lisboa: Orfeu Negro, 2011. - SPOLIN, Viola, Improvisations for the Theater, Illinois,Northwestern University Press, 1963 - JOHNSTONE, Keith, Impro, London, Methuen Drama, 1989 - OIDA, Yoshi, MARSHALL, Lorna, The Invisible Actor, New York, London, Routledge, 1997 - RODENBURG, Patsy, The Actors Speak:Voice and the Performer, London, Methuen Drama, 1998 - MULLER, Carol, Le Training the l’Acteur, Paris, Actes Sud-Papiers/CNSAD, 2000 - COMEY, Jeremiah, Art Of Film Acting, New York, Focal Press, 2002 - FUCHS, Elianor, The Death of Character, London & New York, Routledge, 2006 - GOODALL, Jane, Stage Presence, New York, London, Routledge, 2008 - SOTO-MORETTINI, Dona, The Philosophical Actor, Bristol, Intellect, 2010
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não