filmeu

Disciplina Atelier de Leitura Dramática III

  • Apresentação

    Apresentação

    Leitura e análise de 4 obras fundamentais do Teatro Político do século XX, de modo a perceber melhor as sensibilidades teatrais contemporâneas
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A leitura como pacto, jogo, combate. Modos de ser e de estar do leitor face à modernidade e à Pós-Modernidade.  Modos de ler. Universos da crítica.  O leitor como intérprete no conspecto das artes dramáticas. Leitura e análise de textos dramáticos de Teatro Político dos séculos XX e XXI. Todo o Teatro é político?  Mãe Coragem e os seus filhos (1939), de Bertolt Brecht, como teatro épico (época, contextos, texto, representações). Leituras livres de Shakespeare ou a história como catástrofe. 2.2. Máquina Hamlet (1977), de Heiner Müller (época, contextos, texto, representações). 2.3. Uma Boca cheia de pássaros (1986), de Caryl Churchill (época, contextos, texto, representações). Releitura de Brecht, teatro épico e questões de sexualidade. 2.4 Shopping and fucking (1996), de Marc Ravenhill. Crítica à sociedade britânica e In -yer- face theatre (época, contextos, texto, representações).    
  • Objetivos

    Objetivos

    . Problematizar o mundo em que vivemos, entendendo a leitura como cruzamento de intenções, contextos, textos, modos de ler e leitores; . Sensibilizar os alunos para a amplitude da leitura como atividade informal e formal, implícita e explícita, problematizando os interstícios da denotação e da conotação; . Sublinhar a importância e polissemia da interpretação, abarcando um amplo espetro incentivador da interpenetração entre cognição e ação, enfatizando potencialidades performativas de leitura de textos dramáticos; . Analisar implicações teórico-metodológicas da leitura e da crítica, do texto ao discurso, comparando abordagens (retóricas, filológicas, semiológicas e semióticas, hermenêuticas e literárias, cruzando poética, retórica e receção, enfatizando a Análise de Discurso e suas diversas escolas e tradições); . Efetuar a leitura e análise dos textos selecionados, pertencentes ao Teatro Político do século XX.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Investigação-ação baseada na resolução de problemas suscitados pela teoria e no incremento da Conferência- Performance.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Brecht, Bertolt. Teatro 5. Lisboa: Cotovia, 2005. Churchill, Caryll. Sétimo céu / Uma boca cheia de pássaros / Distante. Porto: Campo das Letras, 2006. Müller, Heiner. Anatomia Tito Fall of Rome / Máquina Hamlet. Lisboa: Cotovia, 2016. Ravenhill, Mark. Shopping and Fucking. London: Methuen Drama, 1996.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios