-
Apresentação
Apresentação
Leitura e análise de 4 obras fundamentais do Teatro Político do século XX, de modo a perceber melhor as sensibilidades teatrais contemporâneas
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1977-15449
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A leitura como pacto, jogo, combate. Modos de ser e de estar do leitor face à modernidade e à Pós-Modernidade. Modos de ler. Universos da crítica. O leitor como intérprete no conspecto das artes dramáticas. Leitura e análise de textos dramáticos de Teatro Político dos séculos XX e XXI. Todo o Teatro é político? Mãe Coragem e os seus filhos (1939), de Bertolt Brecht, como teatro épico (época, contextos, texto, representações). Leituras livres de Shakespeare ou a história como catástrofe. 2.2. Máquina Hamlet (1977), de Heiner Müller (época, contextos, texto, representações). 2.3. Uma Boca cheia de pássaros (1986), de Caryl Churchill (época, contextos, texto, representações). Releitura de Brecht, teatro épico e questões de sexualidade. 2.4 Shopping and fucking (1996), de Marc Ravenhill. Crítica à sociedade britânica e In -yer- face theatre (época, contextos, texto, representações).
-
Objetivos
Objetivos
. Problematizar o mundo em que vivemos, entendendo a leitura como cruzamento de intenções, contextos, textos, modos de ler e leitores; . Sensibilizar os alunos para a amplitude da leitura como atividade informal e formal, implícita e explícita, problematizando os interstícios da denotação e da conotação; . Sublinhar a importância e polissemia da interpretação, abarcando um amplo espetro incentivador da interpenetração entre cognição e ação, enfatizando potencialidades performativas de leitura de textos dramáticos; . Analisar implicações teórico-metodológicas da leitura e da crítica, do texto ao discurso, comparando abordagens (retóricas, filológicas, semiológicas e semióticas, hermenêuticas e literárias, cruzando poética, retórica e receção, enfatizando a Análise de Discurso e suas diversas escolas e tradições); . Efetuar a leitura e análise dos textos selecionados, pertencentes ao Teatro Político do século XX.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Investigação-ação baseada na resolução de problemas suscitados pela teoria e no incremento da Conferência- Performance.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Brecht, Bertolt. Teatro 5. Lisboa: Cotovia, 2005. Churchill, Caryll. Sétimo céu / Uma boca cheia de pássaros / Distante. Porto: Campo das Letras, 2006. Müller, Heiner. Anatomia Tito Fall of Rome / Máquina Hamlet. Lisboa: Cotovia, 2016. Ravenhill, Mark. Shopping and Fucking. London: Methuen Drama, 1996.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não