filmeu

Disciplina Corpo e Movimento III

  • Apresentação

    Apresentação

    1. Improvisação e Composição Física. 2. Consciencialização do corpo e compreensão do funcionamento da preparação do actor na prática de improvisação e composição. 3. Exploração teórica/prática das várias abordagens físicas de Improvisação e Composição Teatral. 4. Relação espacial, forma, gesto, tempo, duração, resposta cinestética, arquitectura e repetição. 5. Técnicas de dança contemporânea (release). 6. Contact Improvisation (técnica) e Método de Feldenkrais. 7. Desenvolvimento duma composição teatral a partir de materia dada nas aulas. 8. Reflexões: desenvolvimento de relatórios escritos e verbais a partir do trabalho desenvolvido.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Corpo: Consciencialização corporal; Alinhamento; Verticalidade; Força; Flexibilidade; Coordenação. Eixo corporal. 2. Espaço: Planos; Direções; Níveis; Trajetórias; Trabalho no chão. 3. Tempo: Timing; Duração; Velocidade; Ataque; Fraseamento; Curto e longo. 4. Dinâmica: Acentuação; Alternância de energia. 5. Ações: Locomotoras: Deslocamentos, saltos, quedas e voltas; Não locomotoras: Fletir, Alongar, Tremer, Balancear, Torcer. Oscilar. 6. Improvisação: Exploração de um tema e interpretação; Improvisação a partir de vários estímulos; Trabalhar os 5 sentidos : visão, audição, olfacto, tacto e paladar. 7. Composição e Interpretação: Trabalhar o lado técnico e emocional de cada um, a partir da construção de uma sequência de movimentos. Desenvolver uma performance a partir dos 5 sentidos. Desenvolvimento de um trabalho escrito a partir das obras de Marina Abramovich.
  • Objetivos

    Objetivos

    a) Aprofundar e desenvolver os conhecimentos de um treino fisico, especifico e contemporâneo na área de movimento e suas aplicações. b) Criar, improvisar e desenvolver trabalhos a partir de temas e estímulos teatrais e criativos. c) Compreender e desenvolver processos de improvisação e composição. d) Observar, analisar e articular a experiência prática pessoal num colectivo (oral e documental). e) Explorar a questão somática na ligação da prática do Método de Feldenkrais. f) Aplicar noções de dança contemporânea e contact improvisation.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Recurso a material de video para concretização de trabalhos como forma de auxiliar de memória, e também para visualização do trabalho de outros artistas para realização de trabalhos de repertório, análise e debate. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bartenieff, Irmgard e Dori Lewis. . Body Movement ; Coping with the environment. Nova Iorque, 1980. Gordon and Breach Science Publishers. Donnelan, D. The actor and the target. London, 2002. Nick Hern Books. Feldenkrais, Moshe (1977). Consciência Pelo Movimento,1977. Editor Summus. Gil, José (2001). Movimento Total - O corpo e a Dança;tradução de Miguel Serras Pereira; 2001. Relógio D´Água Editores. Newlove, Jean . Laban for Actors and Dancers. London, 1993. Nick Hern Books. Assis, Maria; Gomes,E. X.;Pereira, Judith Silva e Pires,A.L.O. 10X10-Ensaios entre Arte e Educação. Lisboa, 2017.Fundação Calouste Gulbenkian. Tavares, Gonçalo M. Livro da Dança, projecto para uma poética de movimento; Lisboa, 2018 Relógio D´Água Editores. Hallensleben, Markus. Performative Body Spaces Corporeal Topographies in Literature, Theatre, Dance, and the Visual Arts. ©Editions Rodopi B.V., Amsterdam - New York, NY 2010
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios