-
Apresentação
Apresentação
1. Improvisação e Composição Física. 2. Consciencialização do corpo e compreensão do funcionamento da preparação do actor na prática de improvisação e composição. 3. Exploração teórica/prática das várias abordagens físicas de Improvisação e Composição Teatral. 4. Relação espacial, forma, gesto, tempo, duração, resposta cinestética, arquitectura e repetição. 5. Técnicas de dança contemporânea (release). 6. Contact Improvisation (técnica) e Método de Feldenkrais. 7. Desenvolvimento duma composição teatral a partir de materia dada nas aulas. 8. Reflexões: desenvolvimento de relatórios escritos e verbais a partir do trabalho desenvolvido.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1977-15450
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Corpo: Consciencialização corporal; Alinhamento; Verticalidade; Força; Flexibilidade; Coordenação. Eixo corporal. 2. Espaço: Planos; Direções; Níveis; Trajetórias; Trabalho no chão. 3. Tempo: Timing; Duração; Velocidade; Ataque; Fraseamento; Curto e longo. 4. Dinâmica: Acentuação; Alternância de energia. 5. Ações: Locomotoras: Deslocamentos, saltos, quedas e voltas; Não locomotoras: Fletir, Alongar, Tremer, Balancear, Torcer. Oscilar. 6. Improvisação: Exploração de um tema e interpretação; Improvisação a partir de vários estímulos; Trabalhar os 5 sentidos : visão, audição, olfacto, tacto e paladar. 7. Composição e Interpretação: Trabalhar o lado técnico e emocional de cada um, a partir da construção de uma sequência de movimentos. Desenvolver uma performance a partir dos 5 sentidos. Desenvolvimento de um trabalho escrito a partir das obras de Marina Abramovich.
-
Objetivos
Objetivos
a) Aprofundar e desenvolver os conhecimentos de um treino fisico, especifico e contemporâneo na área de movimento e suas aplicações. b) Criar, improvisar e desenvolver trabalhos a partir de temas e estímulos teatrais e criativos. c) Compreender e desenvolver processos de improvisação e composição. d) Observar, analisar e articular a experiência prática pessoal num colectivo (oral e documental). e) Explorar a questão somática na ligação da prática do Método de Feldenkrais. f) Aplicar noções de dança contemporânea e contact improvisation.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Recurso a material de video para concretização de trabalhos como forma de auxiliar de memória, e também para visualização do trabalho de outros artistas para realização de trabalhos de repertório, análise e debate.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bartenieff, Irmgard e Dori Lewis. . Body Movement ; Coping with the environment. Nova Iorque, 1980. Gordon and Breach Science Publishers. Donnelan, D. The actor and the target. London, 2002. Nick Hern Books. Feldenkrais, Moshe (1977). Consciência Pelo Movimento,1977. Editor Summus. Gil, José (2001). Movimento Total - O corpo e a Dança;tradução de Miguel Serras Pereira; 2001. Relógio D´Água Editores. Newlove, Jean . Laban for Actors and Dancers. London, 1993. Nick Hern Books. Assis, Maria; Gomes,E. X.;Pereira, Judith Silva e Pires,A.L.O. 10X10-Ensaios entre Arte e Educação. Lisboa, 2017.Fundação Calouste Gulbenkian. Tavares, Gonçalo M. Livro da Dança, projecto para uma poética de movimento; Lisboa, 2018 Relógio D´Água Editores. Hallensleben, Markus. Performative Body Spaces Corporeal Topographies in Literature, Theatre, Dance, and the Visual Arts. ©Editions Rodopi B.V., Amsterdam - New York, NY 2010
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não