filmeu

Disciplina Corpo e Movimento III

  • Apresentação

    Apresentação

    1. Improvisação e Composição Física. 2. Consciencialização do corpo e compreensão do funcionamento da preparação do actor na prática de improvisação e composição. 3. Exploração teórica/prática das várias abordagens físicas de Improvisação e Composição Teatral. 4. Relação espacial, forma, gesto, tempo, duração, resposta cinestética, arquitectura e repetição. 5. Técnicas de dança contemporânea (release). 6. Contact Improvisation (técnica) e Método de Feldenkrais. 7. Desenvolvimento duma composição teatral a partir de materia dada nas aulas. 8. Reflexões: desenvolvimento de relatórios escritos e verbais a partir do trabalho desenvolvido.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Corpo: Consciencialização corporal; Alinhamento; Verticalidade; Força; Flexibilidade; Coordenação eixo corporal.  2. Espaço: Planos; Direções; Níveis; Trajetórias; Trabalho no chão. 3. Tempo: Timing; Duração; Velocidade; Ataque; Fraseamento; Curto e longo. 4. Dinâmica: Acentuação; Alternância de energia. 5. Ações:  Locomotoras: Deslocamentos, saltos, quedas e voltas; Não locomotoras: Fletir, Alongar, Tremer, Balancear, Torcer. Oscilar. 6. Improvisação: Exploração de um tema e interpretação; Improvisação a partir de vários estímulos; Trabalhar os 5 sentidos : visão, audição, olfacto, tacto e paladar.  7. Composição e Interpretação: Trabalhar o lado técnico e emocional de cada um, a partir da construção de uma sequência de movimentos. Desenvolver uma performance a partir dos 5 sentidos. Desenvolvimento de um trabalho escrito a partir das obras de Marina Abramovich.
  • Objetivos

    Objetivos

    a) Aprofundar e desenvolver os conhecimentos de um treino fisico, especifico e contemporâneo na área de movimento e suas aplicações. b) Criar, improvisar e desenvolver trabalhos a partir de temas e estímulos teatrais e criativos. c) Compreender e desenvolver processos de improvisação e composição. d) Observar, analisar e articular a experiência prática pessoal num colectivo (oral e documental). e) Explorar a questão somática na ligação da prática do Método de Feldenkrais. f) Aplicar noções de dança contemporânea e contact improvisation.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Recurso a material de video para concretização de trabalhos como forma de auxiliar de memória, e também para visualização do trabalho de outros artistas para realização de trabalhos de repertório, análise e debate.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bartenieff, Irmgard e Dori Lewis. . Body Movement ; Coping with the environment. Nova Iorque, 1980. Gordon and Breach Science Publishers. Donnelan, D. The actor and the target. London, 2002. Nick Hern Books.  Feldenkrais, Moshe - Consciência Pelo Movimento- ,1977. Editor Summus. Gil, José -Movimento Total- O corpo e a Dança;tradução de Miguel Serras Pereira; 2001. Relógio D´Água Editores. Newlove, Jean . Laban for Actors and Dancers. London, 1993. Nick Hern Books. Assis, Maria; Gomes,E. X.;Pereira, Judith Silva e Pires,A.L.O.. 10X10-Ensaios entre Arte e Educação. Lisboa, 2017.Fundação Calouste Gulbenkian. Tavares, Gonçalo M. . Livro da Dança, projecto para uma poética de movimento; Lisboa, 2018 Relógio D´Água Editores. Hallensleben, Markus. Performative Body Spaces Corporeal Topographies in Literature, Theatre, Dance, and the Visual Arts. ©Editions Rodopi B.V., Amsterdam - New York, NY 2010  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios