-
Apresentação
Apresentação
A UC de Voz e Canto III integra um trabalho prático de necessidade estrutural na formação do intérprete/performer de Artes Dramáticas. Uma expressão vocal eficiente e versátil é uma componente essencial para este tipo de intérprete e, na continuação do trabalho desenvolvido nas UCs Voz e Canto I e II, Voz e Canto III engloba o desenvolvimento prático das várias capacidades e competências da voz falada e cantada, bem como o conhecimento e compreensão teóricos das temáticas ligadas à abordagem eficiente e polivalente do uso vocal nos seus vários contextos. Além da abordagem à saúde e higiene vocal e do reconhecimento das estratégias de preparação e manutenção da voz saudável, desenvolve-se a técnica vocal geral (com foco na respiração, vibração e projeção, ressonância e articulação) com aplicação na voz falada e na voz cantada, trabalha-se o monólogo e o diálogo e alguns conceitos musicais básicos, e compreende-se a integração da voz na interpretação dramática.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1977-15451
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Técnica Vocal Respiração completa. Vibração e Projeção: onset e offset. Articulação e Dicção: alfabeto fonético internacional da língua portuguesa. Treino auditivo: afinação e entoação. Aquecimento e treino vocal. Saúde e Higiene Vocal Hábitos de saúde vocal Preparação e manutenção da voz saudável Performance – Voz Falada Integração da Voz na Interpretação. Tipos de vocal acting. Monólogo e Diálogo. Performance – Voz Cantada Conceitos Musicais: ritmo, pulsação, polifonia, crescendo/descrescendo, cânone.
-
Objetivos
Objetivos
Realizar os três níveis da respiração. Distinguir e executar formas de iniciar o som vocal (onset) e de o terminar (offset). Identificar e distinguir as diferentes vogais e consoantes do português europeu. Classificar os fonemas quanto à oralidade e nasalidade, papel das pregas vocais, zona de articulação, intensidade e timbre. Relacionar e desenvolver a capacidade de entoação na voz cantada e de inflexão na voz falada. Identificar os princípios que formam os hábitos vocalmente saudáveis. Realizar um aquecimento vocal básico. Utilizar a voz de forma eficiente durante o desempenho vocal. Reconhecer a importância da voz e das palavras na interpretação artística. Executar exercícios de imaginação e criação auditiva, e de associação entre voz e emoção, voz e intenção comunicativa, voz e personagem. Executar exercícios básicos de leitura e ditado rítmicos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Métodos expositivo e interrogativo: exposição teórica das temáticas, com apresentação de premissas de abordagem prática à utilização da voz; discussão dos temas com base na incitação ao questionamento da experiência de uso vocal dos alunos dentro e fora do contexto de aula. Método demonstrativo: durante a realização dos exercícios vocais falados e cantados, demonstração por parte da docente da forma mais eficiente de atingir a performance vocal pretendida. Método activo: realização orientada de exercícios de desenvolvimento e aquecimento vocal, e de interpretação vocal de textos e canções. AVALIAÇÃO: Participação 70% + Apresentação Final 30%. É obrigatória a assiduidade a 75% do tempo letivo para a aprovação à UC. Em caso de exame, este constará de uma prova escrita e de uma prova prática consistida por duas canções e um monólogo (escolhidos pela docente).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
DAYME, Meribeth Bunch, The Performer’s Voice, W. W. Norton and Company, New York, 2005 HARRISON, Peter T., Singing – Personal Performance Values in Training, Dunedin Academic Press, Edimburgo, 2014 HARRISON, Peter T., The Human Nature of the Singing Voice, Dunedin Academic Press, Edimburgo, 2006 KAIN, Roger, The Complete Vocal Workout, SMT – Sanctuary Publishing Limited, London, 2003 KAYES, Gillyane, Singing and the Actor, Methuen Drama, Londres, 2004 MARTIN, Jacqueline, Voice in Modern Theatre, Routledge, Londres, 1991 MARTINS, M. Raquel, Ouvir Falar – Introdução à Fonética do Português, Caminho, Lisboa, 1988 QUINTEIRO, E. Acuña, Estética da Voz – Uma Voz para o Actor, Summus Editorial, São Paulo, 1989 SÁ, Manuela de, Segredos da Voz – Emissão e Saúde, Sebenta Editora, Mem Martins, 1997 SILVA, Thaïs Cristófaro, Exercícios de Fonética e Fonologia, Editora Contexto, São Paulo, 2003 VELOSO, J., Na Ponta da Língua – Exercícios de Fonética do Português, Granito Editores e Livreiros, Porto, 2008
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não