-
Apresentação
Apresentação
Esperência pratica de construção de espetáculo teatral.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1977-15452
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introduc¿a¿o 1.1 A criac¿a¿o performativa no cruzamento de va¿rias linguagens arti¿sticas e as disposic¿o¿es-base do inte¿rprete-criador 1.2. A dramaturgia de processo: construc¿a¿o colaborativa de um banco de materiais 2. Noc¿o¿es de corpo criativo na performance 2.1 Corpo poroso, vibra¿til, hipersensi¿vel - respirac¿a¿o, membrana, percepc¿a¿o sensorial 2.2 Corpo mu¿ltiplo, corpo-arquivo - memo¿rias internas 2.3 Corpo de intensidades, de afetos libertados; corpo selvagem, corpo sem o¿rga¿os 2.4 Corpo expandido, criativo torrencial 3 Noc¿o¿es, Formas e Regras de Improvisac¿a¿o e de Composic¿a¿o 3.1 Presenc¿a 3.2 Relac¿a¿o com o espac¿o, o tempo, o ritmo, a intensidade 3.2 Relac¿a¿o com o outro, com o grupo - o encontro 3.3 Tarefa 4. Dramaturgia e criac¿a¿o 4.1 A auto-etnografia e as narrativas do self 4.2 Dia¿rios e Manifestos de existe¿ncia
-
Objetivos
Objetivos
A unidade curricular de Interpretac¿a¿o Em Contexto visa proporcionar a experimentac¿a¿o, do ponto de vista do inte¿rprete-criador, de um processo de criac¿a¿o de artes performativas transdisciplinares, em que o corpo e o movimento ocupam um lugar nuclear. Eis, em si¿ntese, os conhecimentos, aptido¿es e compete¿ncias a adquirir e desenvolver: a) Conhecimento das especificidades da investigac¿a¿o arti¿stica transdisciplinar assente no corpo e no movimento; b) Aptida¿o para o desenvolvimento de compete¿ncias fundamentais nos processos de co- criac¿a¿o colaborativa; c) Compreensa¿o e experimentac¿a¿o de noc¿o¿es base para a construc¿a¿o de um corpo performa¿tico d) Experimentac¿a¿o de processos de criac¿a¿o especi¿ficos do corpo pensante e da coreografia expandida. e) Desenvolvimento de um posicionamento pessoal relativamente a¿ interpretac¿a¿o- criac¿a¿o performa¿tica.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As lic¿o¿es sera¿o estruturadas em dois grandes blocos, incluindo-se em ambos momentos de leitura, ana¿lise e debate de bibliografia especi¿fica e momentos pra¿ticos de trabalho de corpo e movimento. No 1o bloco, a primeira metade das sesso¿es sera¿ dedicada a¿ explorac¿a¿o de diferentes noc¿o¿es de corpo, e a segunda metade das sesso¿es a¿ sua experimentac¿a¿o em situac¿a¿o de improvisac¿a¿o e composic¿a¿o, tendo em vista o desenvolvimento de uma linguagem arti¿stica pro¿pria. No 2o bloco, as sesso¿es sera¿o estruturadas tendo em vista o desenvolvimento de um exerci¿cio performa¿tico, incluindo-se no arranque deste bloco momentos de ana¿lise de casos. Trata-se de uma unidade curricular predominantemente pra¿tica: as memo¿rias afectivas, o arquivo de cada um, o corpo poroso e sensitivo e o levantamento de condicionamentos e vontades arti¿sticas de cada um e sua experimentac¿a¿o performa¿tica sa¿o o mote para todo o trabalho que os alunos sera¿o chamados a realizar.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Abram, David (2007) A Magia do Sensi¿vel: percepc¿a¿o e linguagem num mundo mais do que humano, Lisboa: Fundac¿a¿o Calouste Gulbenkian. Artaud, Antonin (2006) O Teatro e o seu Duplo, Lisboa: Fenda. Fabia¿o, Eleonora (2008) “Performance e teatro: poe¿ticas e poli¿ticas da cena contempora¿nea” in Sala Preta, Revista de Artes Ce¿nicas, no 8, p. 235-246, Sa¿o Paulo: USP. Fabia¿o, Eleonora (2013) “Programa performativo: o corpo-em-experie¿ncia” in Revista do Lume - Nu¿cleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais - Unicamp, no 4, Sa¿o Paulo: USP.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não