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Disciplina Voz e Canto IV

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Voz e Canto IV complementa e conclui o trabalho prático, estrutural na formação do intérprete de Artes Dramáticas, já desenvolvido nas disciplinas de Voz e Canto I, II e III. Uma expressão vocal eficiente e versátil é essencial para este intérprete, e Voz e Canto IV engloba o desenvolvimento prático das várias capacidades e competências da voz falada e cantada, bem como o conhecimento e compreensão das temáticas ligadas à abordagem eficiente e polivalente do uso vocal nos seus vários contextos. Além da continuação do desenvolvimento da técnica vocal geral (respiração, vibração, colocação, treino auditivo e de entoação e ritmo, articulação e dicção, entre outros), na voz falada aborda-se a integração da Voz na Interpretação, a ação e reação vocal, e a memorização de texto; na voz cantada contextualiza-se a integração do Canto na Interpretação e experimenta-se os variados registos e estilos.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Técnica Vocal Respiração, vibração e colocação.   Treino de acuidade auditiva.   Entoação e Ritmo. Articulação e Dicção. Aquecimento e treino vocal. Performance – Voz Falada  Integração da Voz na Interpretação.  Ação e Reação vocal. Técnicas de Memorização de texto. Performance – Voz Cantada  Registos e Estilos.  Integração do Canto na Interpretação.  Canto a Solo e Canto Coral. 
  • Objetivos

    Objetivos

    Realizar os três níveis da respiração. Identificar o ritmo e o silêncio como imprescindíveis à interpretação vocal. Identificar, distinguir e explorar a interpretação vocal de diferentes géneros textuais. Explorar os mecanismos da interpretação vocal. Reconhecer o diálogo como pretexto para a escuta do outro e para a adaptação das ações e reações interpretativas vocais. Explorar a voz como forma isolada de interpretação performativa. Explorar e aplicar técnicas de memorização do texto. Distinguir diferentes estilos musicais da voz cantada. Explorar e desenvolver os diferentes registos vocais. Executar exercícios de criação vocal musical e de associação entre o canto e emoções de um personagem. Interpretar canções de forma individual e colectiva.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Métodos expositivo e interrogativo: exposição teórica das temáticas, com apresentação de premissas de abordagem prática à utilização da voz; discussão dos temas com base na incitação ao questionamento da experiência de uso vocal dos alunos dentro e fora do contexto de aula.  Método demonstrativo: durante a realização dos exercícios vocais falados e cantados, demonstração por parte da docente da forma mais eficiente de atingir a performance vocal pretendida. Método activo: realização orientada de exercícios de desenvolvimento e aquecimento vocal, e de interpretação vocal de textos e canções. AVALIAÇÃO: Participação 70% + Apresentação Final 30% É obrigatória a assiduidade a 75% do tempo letivo para a aprovação à UC.  Em caso de exame, este constará de uma prova escrita e de uma prova prática consistida por duas canções e um monólogo (escolhidos pela docente).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BOYTIM, Joan Frey, The Private Voce Studio Handbook – a Practical Guide to all Aspects of Teaching, Hal Leonard, USA, 2003 CHAPMAN, Janice L., Singing and Teaching Singing – a Holistic Approach to Classical Voice, Plural Publishing, San Diego, 2012 DAYME, Meribeth Bunch, The Performer’s Voice, W. W. Norton and Company, New York, 2005 HARRISON, Peter T., Singing – Personal Performance Values in Training, Dunedin Academic Press, Edimburgo, 2014 KAIN, Roger, The Complete Vocal Workout, SMT – Sanctuary Publishing Limited, London, 2003 KAYES, Gillyane, Singing and the Actor, Methuen Drama, Londres, 2004 MARTIN, Jacqueline, Voice in Modern Theatre, Routledge, Londres, 1991 MARTINS, M. Raquel, Ouvir Falar – Introdução à Fonética do Português, Caminho, Lisboa, 1988 TAYLOR, Millie, Singing for Musicals – a Practical Guide, The Crowood Press, Marlborough, 2008 VELOSO, J., Na Ponta da Língua – Exercícios de Fonética do Português, Granito Editores e Livreiros, Porto, 2008  
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