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Apresentação
Apresentação
A abordagem ao Modernismo em teatro passa pelo reconhecimento de espaços de pressupostos comuns ou singulares inseridos num contexto presumido e num lugar de ruptura com um passado alheio aos seus temas. Assim, procurar-se-á questionar o contributo de autores como Ibsen, Strindberg, Maeterlinck, Pirandello ou Beckett, entre outros, para a desconstrução de modelos dramatúrgicos anteriores e até que ponto se estende o alcance da sua inovação no chamado teatro moderno. Além disso, é preciso reconhecer um modelo potencialmente comum entre esses autores, senão uma certa coesão de processos, para acomodar as suas linguagens pessoais no teatro moderno. A condição de acesso a este debate será feita através da descrição do Modernismo no teatro, de forma particular, e da literatura, em geral.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP1977-15459
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
0. Presentation of the course / program. General considerations. 1. Modern Drama: canonical works. A general and comparative analysis. Tradition and rupture. Vanguard. Strong examples. Introduction – What Is Modern Drama? Lecture: Realism, Expressionism, Symbolism, Absurdism Key concepts: dramatic form, the role of the actor, performance as interpretation Four pieces: 2. "John Gabriel Borkman": 2.1. Ibsen and his place in Modern Drama; 2.2. Reading the play; 2.3. Discussion. Conclusions. 3. "Miss Julie": 3.1. Strindberg: reading lines. Introduction to the work; 3.2. Reading and analysis; 3.3. Discussion. Conclusions. 4. "The Blind": 4.1. Maeterlinck: context; 4.2. Reading and analysis of the play; 4.3. Discussion. Conclusions. 5. "Waiting for Godot": 5.1. Beckett; 5.2. Reading and analysis of the play; 5.3. Discussion. Conclusions. 6. "The Homecoming": 6.1. The Pinter pause: subtext, control through silence; 6.2. Reading and analysis of the play; 6.3. Discussion. Conclusions. 7. Written essay.
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Objetivos
Objetivos
O curso terá como base e preocupação essencial a leitura de textos fundamentais da História do Teatro. Procuraremos desenvolver as faculdades de leitura, análise e comentário, conducentes à competência crítica e argumentativa. Espera-se que os alunos também possam desenvolver uma compreensão histórico-cultural dos textos propostos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
1. Performance-Based Learning 2. Close Reading + Critical Discussion 3. Collaborative Learning & Peer Feedback 4. Contextual and Interdisciplinary Framing 5. Flexible Assessment Formats
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Primary Texts (Plays) Beckett, Samuel. Waiting for Godot. Faber & Faber, 1956. Kane, Sarah. Blasted. Methuen Drama, 2001. Ibsen, Henrik. A Doll’s House. Translated by Michael Meyer, Methuen Drama, 1964. Maeterlinck, Maurice. The Blind and Other Symbolist Plays. Dover Publications, 1992. Pirandello, Luigi. Six Characters in Search of an Author. Translated by Edward Storer, Dover Publications, 1998. Pinter, Harold. The Homecoming. Faber & Faber, 1965. Strindberg, August. Miss Julie. Translated by Michael Meyer, Methuen Drama, 1992
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não