filmeu

Disciplina Atelier de Leitura Dramática V

  • Apresentação

    Apresentação

    A abordagem ao Modernismo em teatro passa pelo reconhecimento de espaços de pressupostos comuns ou singulares inseridos num contexto presumido e num lugar de ruptura com um passado alheio aos seus temas. Assim, procurar-se-á questionar o contributo de autores como Ibsen, Strindberg, Maeterlinck, Pirandello ou Beckett, entre outros, para a desconstrução de modelos dramatúrgicos anteriores e até que ponto se estende o alcance da sua inovação no chamado teatro moderno. Além disso, é preciso reconhecer um modelo potencialmente comum entre esses autores, senão uma certa coesão de processos, para acomodar as suas linguagens pessoais no teatro moderno. A condição de acesso a este debate será feita através da descrição do Modernismo no teatro, de forma particular, e da literatura, em geral.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    0. Presentation of the course / program. General considerations. 1. Modern Drama: canonical works. A general and comparative analysis. Tradition and rupture. Vanguard. Strong examples. Introduction – What Is Modern Drama? Lecture: Realism, Expressionism, Symbolism, Absurdism Key concepts: dramatic form, the role of the actor, performance as interpretation Four pieces: 2. "John Gabriel Borkman": 2.1. Ibsen and his place in Modern Drama; 2.2. Reading the play; 2.3. Discussion. Conclusions. 3. "Miss Julie": 3.1. Strindberg: reading lines. Introduction to the work; 3.2. Reading and analysis; 3.3. Discussion. Conclusions. 4. "The Blind": 4.1. Maeterlinck: context; 4.2. Reading and analysis of the play; 4.3. Discussion. Conclusions. 5. "Waiting for Godot": 5.1. Beckett; 5.2. Reading and analysis of the play; 5.3. Discussion. Conclusions. 6. "The Homecoming": 6.1. The Pinter pause: subtext, control through silence; 6.2. Reading and analysis of the play; 6.3. Discussion. Conclusions. 7. Written essay.
  • Objetivos

    Objetivos

    O curso terá como base e preocupação essencial a leitura de textos fundamentais da História do Teatro. Procuraremos desenvolver as faculdades de leitura, análise e comentário, conducentes à competência crítica e argumentativa. Espera-se que os alunos também possam desenvolver uma compreensão histórico-cultural dos textos propostos.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    1. Performance-Based Learning 2. Close Reading + Critical Discussion 3. Collaborative Learning & Peer Feedback 4. Contextual and Interdisciplinary Framing 5. Flexible Assessment Formats
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Primary Texts (Plays) Beckett, Samuel. Waiting for Godot. Faber & Faber, 1956. Kane, Sarah. Blasted. Methuen Drama, 2001. Ibsen, Henrik. A Doll’s House. Translated by Michael Meyer, Methuen Drama, 1964. Maeterlinck, Maurice. The Blind and Other Symbolist Plays. Dover Publications, 1992. Pirandello, Luigi. Six Characters in Search of an Author. Translated by Edward Storer, Dover Publications, 1998. Pinter, Harold. The Homecoming. Faber & Faber, 1965. Strindberg, August. Miss Julie. Translated by Michael Meyer, Methuen Drama, 1992  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios