filmeu

Disciplina Atelier de Leitura Dramática V

  • Apresentação

    Apresentação

    A abordagem ao Modernismo em teatro passa pelo reconhecimento de espaços de pressupostos comuns ou singulares inseridos num contexto presumido e num lugar de ruptura com um passado alheio aos seus temas. Assim, procurar-se-á questionar o contributo de autores como Ibsen, Strindberg, Chekhov, Maeterlinck, Wedekind, Pirandello ou Beckett, entre outros, para a desconstrução de modelos dramatúrgicos anteriores e até que ponto se estende o alcance da sua inovação no chamado teatro moderno. Além disso, é preciso reconhecer um modelo potencialmente comum a esses autores, senão mesmo uma certa coesão de processos, de molde a acomodar as suas linguagens pessoais no teatro de vanguardas. A condição de acesso a este debate será feita através da descrição do Modernismo no teatro, de forma particular, e da literatura, em geral.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    0. Apresentação do curso/Programa. Considerações gerais 1. Teatro moderno e Teatro do Modernismo: um cânone. Análise comparativa geral. Tradição e ruptura. Vanguarda. Exemplos fortes. Quatro exemplos: 2. "John Gabriel Borkman": 2.1. Ibsen e o seu lugar no Teatro Moderno; 2.2. Leitura da peça; 2.3. Discussão. Conclusões. 3. "Seis Personagens à Procura de Autor": 3.1. Pirandello: linhas fortes. Introdução à obra; 3.2. Leitura e análise; 3.3. Discussão. Conclusões. 4. "Morte de um Caixeiro-Viajante" 4.1. Arthur Miller: contexto e relevância. 4.2. Leitura e análise. 4.3. Discussão. Conclusões. 5. "À espera de Godot": 5.1. Beckett; 5.2. Leitura, análise da peça; 5.3. Discussão. Conclusões. 6. Ensaio escrito.
  • Objetivos

    Objetivos

    O curso terá como base e preocupação essencial a leitura de alguns textos com relevância para a História do Teatro. Procuraremos desenvolver as faculdades de leitura, análise e comentário, conducentes à competência crítica e argumentativa. Espera-se que os alunos também possam desenvolver uma compreensão histórico-cultural dos textos propostos.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Leitura crítica e discussão de textos em aula, bem como análise dos contextos históricos e dramatúrgicos de cada uma das obras. Utilização de fontes complementares (bibliografia activa e secundária, textos diversos, filmes, registos de espectáculos).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Ibsen: "John Gabriel Borkman" Pirandello: "Seis Personagens à Procura de Autor" Miller: "Morte de um Caixeiro-Viajante" Beckett: "À Espera de Godot"  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios