filmeu

Disciplina Prática Profissional V

  • Apresentação

    Apresentação

    Construção de momentos cénicos e de um evento performativo final, baseado num texto contemporâneo a partir de leituras (análise e interpretação) e ensaios. Trabalho sobre a performatividade dos textos dramáticos e não dramáticos, tendo em conta as múltiplas formas interpretativas e de aplicação dos mesmos. Apresentação pública do trabalho desenvolvido como contributo para a experiência profissionalizante dos alunos. Avaliação do processo e do resultado a partir de uma reflexão conjunta sobre as orientações vitais do actor como parte da engrenagem inerente ao funcionamento de uma equipa artística.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição do conteúdo: 1. Construir momentos cénicos e um evento performativo final, a partir de um texto contemporâneo baseado em leituras (análise e interpretação) e ensaios. 2. Trabalhar a performatividade de textos dramáticos e não dramáticos, tendo em conta as suas múltiplas formas interpretativas e de aplicação. 3. Experimentar diferentes abordagens interpretativas em relação a um texto, desenvolvendo assim competências de análise literária do texto dramático, numa perspetiva orientada para a lógica de construção de um espetáculo teatral. 4. Apresentar publicamente o trabalho desenvolvido, como contributo para a experiência profissional dos alunos. 5. Avaliar o processo e o resultado a partir de uma reflexão conjunta sobre as orientações vitais do ator como parte do mecanismo inerente ao funcionamento de uma equipa artística.
  • Objetivos

    Objetivos

    Criar um evento performativo baseado num texto. Compreender a importância e finalidades do texto para o processo criativo. Experimentar diferentes abordagens interpretativas em relação a um texto, desenvolvendo assim capacidades de análise literária do texto dramático, na perspectiva direccionada para a lógica de construção de um espectáculo teatral. Avaliar o processo inderente a acto de criação conjunta e individual e ao papel de cada um na equipa artística. Desenvolver e colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas diferentes unidades curriculares do curso, bem como adquirir novas técnicas e capacidades específicas ao trabalho teatral.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Through the process of reading, analysis, selection, improvisation/experimentation, rehearsal and correction, creative and responsive abilities and sensibilities will be stimulated and developed, stimulating artistic growth through experimentation. Self and hetero reflection and subsequent evaluation must accompany this process. Actions/situations will thus be created with texts and other materials collected, scenic situations determined by the dramaturgical proposals will be organized; stimulating creative and empowering dialogues in the work group; developed and encouraged improvisations that use imagination and creativity as well as the sharing of ideas and dramaturgical concepts; and individual and collective responsibility and involvement are promoted. The results will always be presented and analyzed with the aim of contributing to the development of a realistic and appropriate future professional practice.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)] [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios