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Apresentação
Apresentação
Entender o teatro como um organismo vivo, como expressão da energia em vibração do conjunto dos seus elementos sensíveis e consciencialização para o papel do actor como elemento fundamental desse organismo, como um criador que compartilha o tempo e o espaço ficcional em equilíbrio com os outros “parceiros” - o texto dramático, a encenação, o cenário, a música, a luz –, cuja contribuição se constitui como uma das partes da riqueza do tecido teatral, é o foco principal desta Unidade Curricular. Orientada para a transmissão de uma pedagogia cujo propósito não é apenas a preparação física dos alunos de artes dramáticas, mas antes uma educação integral que englobe o corpo, a voz, a razão e a emoção, bem como a aquisição de uma cultura de referências indispensável à formação de um actor completo, tecnicamente preparado e culto. Uma espécie de “centro de pesquisa e investigação” onde se explora as questões fundamentais da natureza da interpretação e a relação actor/público.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP1977-7488
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Métodos, disciplinas, técnicas e competências na formação do actor: - O corpo, a voz e a elocução - elementos fundamentais; - A disponibilidade física e a presença cénica. 2. Noções estruturantes dos processos de improvisação teatral e do sentido de “Jogo”: - o indivíduo em jogo – atitude, acção, inércia, movimento, gesto; - acção psicofísica: o gesto “habitado” - relação entre sensação, percepção, memória e imaginário; - aspectos relacionais: a contracena - escuta e atenção dirigida ao/s parceiro/s de jogo; importância da interacção entre a intenção, o contexto e a concretização da acção; - da improvisação à composição cénica - aplicação. 3. O actor-criador: noção da importância e da responsabilidade da iniciativa individual do actor e consciência do seu papel fundamental em todo o processo criativo: - concepção e concretização de projetos performativos a partir de diferentes elementos: textos dramáticos e não-dramáticos, músicas, objectos, pinturas etc.
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Objetivos
Objetivos
- Desenvolver competências técnicas e integrar conhecimentos teóricos. Domínio da enunciação verbal, da disponibilidade e presença cénica. - Desenvolver uma rotina quotidiana de preparação técnica, através de exercícios de respiração e de aquecimento físico e vocal. - Explorar e aproveitar a enorme diversidade de fontes de pesquisa na construção de personagens, cenas e projetos performativos. - Consolidar a capacidade inventiva e diversificar a execução de projectos performativos a partir de diferentes materiais (objectos, músicas, pinturas, textos etc.). - Entender a importância do texto no processo performativo: desenvolver as capacidades de análise literária do texto dramático e não-dramático na perspetiva de uma lógica de construção de um espectáculo. - Desenvolver a capacidade de diálogo, o sentido de disciplina, de responsabilidade e de autonomia. - Desenvolver a capacidade de análise crítica dos trabalhos práticos que vão sendo feitos e apresentados a público.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
- A prática na aula articula a pesquisa com exercícios de interpretação a partir de suportes dramatúrgicos diversos: promove a abertura do imaginário, da subjetividade e da criatividade e consolida as competências técnicas de interpretação. - Incute-se no grupo a noção da importância, para a sua formação, em serem espectadores informados nos espetáculos apresentados nos palcos da cidade ao longo do ano; a posterior crítica em relatório escrito obriga à fundamentação das opiniões. - Apresentações à comunidade: exercícios práticos a desenvolver em grupo sobre textos poéticos, em prosa ou dramáticos que, pelo confronto com o público, permitem refletir a evolução do trabalho individual e colectivo de aquisição de competências de análise, de interpretação e criação. - Assiduidade e pontualidade – 10% - Exercícios individuais e relatórios – 15% - Empenho, qualidade de participação e evolução - 35% - Trabalhos práticos em grupo - 40% - Sem exame final. Frequência de 75% das aulas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Konstantin Stanislavski, "A Minha Vida na Arte" Konstantin Stanislavski, "A Preparação do Actor" Michael Théckov, "To the Actor – on the technique of acting" Cicely Berry, "Voice and the Actor" Peter Brook, "O Espaço vazio" Declan Donnellan, "The Actor and the target" David Mamet, "True and False: Heresy and Common Sense for the Actor" Mark Crossely and James Yarker, "Devising Theatre with Stan's Cafe"
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não