filmeu

Disciplina Técnicas de Interpretação I

  • Apresentação

    Apresentação

    Entender o teatro como um organismo vivo, como expressão da energia em vibração do conjunto dos seus elementos sensíveis e consciencialização para o papel do actor como elemento fundamental desse organismo, como um criador que compartilha o tempo e o espaço ficcional em equilíbrio com os outros “parceiros” - o texto dramático, a encenação, o cenário, a música, a luz –, cuja contribuição se constitui como uma das partes da riqueza do tecido teatral, é o foco principal desta Unidade Curricular. Orientada para a transmissão de uma pedagogia cujo propósito não é apenas a preparação física dos alunos de artes dramáticas, mas antes uma educação integral que englobe o corpo, a voz, a razão e a emoção, bem como a aquisição de uma cultura de referências indispensável à formação de um actor completo, tecnicamente preparado e culto. Uma espécie de “centro de pesquisa e investigação” onde se explora as questões fundamentais da natureza da interpretação e a relação actor/público.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Métodos, disciplinas, técnicas e competências na formação do actor: - O corpo, a voz e a elocução - elementos fundamentais; - A disponibilidade física e a presença cénica. 2. Noções estruturantes dos processos de improvisação teatral e do sentido de “Jogo”: - o indivíduo em jogo – atitude, acção, inércia, movimento, gesto; - acção psicofísica: o gesto “habitado” - relação entre sensação, percepção, memória e imaginário;   - aspectos relacionais: a contracena - escuta e atenção dirigida ao/s parceiro/s de jogo; importância da interacção entre a intenção, o contexto e a concretização da acção; - da improvisação à composição cénica - aplicação. 3. O actor-criador: noção da importância e da responsabilidade da iniciativa individual do actor e consciência do seu papel fundamental em todo o processo criativo: - concepção e concretização de projetos performativos a partir de diferentes elementos: textos dramáticos e não-dramáticos, músicas, objectos, pinturas etc.
  • Objetivos

    Objetivos

    - Desenvolver competências técnicas e integrar conhecimentos teóricos. Domínio da enunciação verbal, da disponibilidade e presença cénica. - Desenvolver uma rotina quotidiana de preparação técnica, através de exercícios de respiração e de aquecimento físico e vocal. - Explorar e aproveitar a enorme diversidade de fontes de pesquisa na construção de personagens, cenas e projetos performativos. - Consolidar a capacidade inventiva e diversificar a execução de projectos performativos a partir de diferentes materiais (objectos, músicas, pinturas, textos etc.). - Entender a importância do texto no processo performativo: desenvolver as capacidades de análise literária do texto dramático e não-dramático na perspetiva de uma lógica de construção de um espectáculo. - Desenvolver a capacidade de diálogo, o sentido de disciplina, de responsabilidade e de autonomia. - Desenvolver a capacidade de análise crítica dos trabalhos práticos que vão sendo feitos e apresentados a público.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    - A prática na aula articula a pesquisa com exercícios de interpretação a partir de suportes dramatúrgicos diversos: promove a abertura do imaginário, da subjetividade e da criatividade e consolida as competências técnicas de interpretação. - Incute-se no grupo a noção da importância, para a sua formação, em serem espectadores informados nos espetáculos apresentados nos palcos da cidade ao longo do ano; a posterior crítica em relatório escrito obriga à fundamentação das opiniões. - Apresentações à comunidade: exercícios práticos a desenvolver em grupo sobre textos poéticos, em prosa ou dramáticos que, pelo confronto com o público, permitem refletir a evolução do trabalho individual e colectivo de aquisição de competências de análise, de interpretação e criação. - Assiduidade e pontualidade – 10% - Exercícios individuais e relatórios – 15% - Empenho, qualidade de participação e evolução - 35% - Trabalhos práticos em grupo - 40% - Sem exame final. Frequência de 75% das aulas. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Konstantin Stanislavski, "A Minha Vida na Arte" Konstantin Stanislavski, "A Preparação do Actor" Michael Théckov, "To the Actor – on the technique of acting" Cicely Berry, "Voice and the Actor" Peter Brook, "O Espaço vazio" Declan Donnellan, "The Actor and the target" David Mamet, "True and False: Heresy and Common Sense for the Actor" Mark Crossely and James Yarker, "Devising Theatre with Stan's Cafe"  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios