filmeu

Disciplina Técnicas de Interpretação III

  • Apresentação

    Apresentação

    O teatro, nascido do cruzamento com outras artes é, na sua essência, comunicação. Assente num tempo e num espaço simultaneamente subjetivo e objetivo, a representação oscila entre efeitos de presença e de significado. O ator estabelece uma partitura de criação que favorece a imaginação e o rigor e domina o trabalho corporal e vocal como o mental e emocional, numa unidade de sentidos que partilha com os espetadores. Assim, o desenvolvimento de um projeto é o culminar de todo o processo de formação. Numa lógica de aproximação à prática profissional de construção de um espectáculo, reforça o sentido de uma ética de trabalho do ator e evidencia a importância do trabalho em grupo, do diálogo construtivo, da responsabilidade individual e coletiva, da análise crítica e da confiança inventiva e criativa. Através de um acompanhamento constante, pretende-se dar aos alunos a responsabilidade artística e ética sobre o projeto, tendo em vista o sucesso da partilha com o público.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Concepção e concretização de um projeto performativo. 1. Noções estruturantes dos processos de composição cénica de um projecto: - definição e apresentação de propostas criativas a desenvolver, justificando as escolhas em coerência significante entre as partes, ou seja, a dimensão plástica, sonora, de luz e de interpretação - suporte dramatúrgico - planificação e metodologias de trabalho 2. Reforço da importância do trabalho em grupo, do diálogo construtivo, da responsabilidade individual e colectiva, da análise crítica e da confiança inventiva e criativa.                                                                                                                      - consciência da interpretação “momento-a-momento” da vida da personagem                                                                                                                - conferir ao aluno o sentido de responsabilidade artística e ética do projeto teatral
  • Objetivos

    Objetivos

    - Conseguir a Verdade em cena através da vida interior do actor na construção das suas personagens versus a imitação da realidade. - Desenvolvimento dos seis elementos fundamentais do trabalho do ator: improvisação, memória afetiva (sensorial e emocional), análise das cenas/circunstâncias, interpretação, imaginação e relaxamento. - Entender a importância do texto dramático: desenvolver as capacidades de análise do texto na perspetiva de uma lógica de construção de um espectáculo. - Desenvolver a capacidade de diálogo e discussão entre os diferentes participantes. - Desenvolver o sentido de disciplina, de responsabilidade e de autonomia.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    - O actor tem de estar apto a criar não apenas o comportamento, mas o estado mental e emocional da personagem, sendo a acção física determinada por esse estado de emoção. A prática na aula promove a abertura do imaginário, da subjetividade e da criatividade e, simultaneamente, consolida as competências técnicas de interpretação. - A aposta na capacidade de diálogo e discussão entre os diferentes participantes no projecto valorizando o resultado final do espectáculo sobre os interesses individuais. - A apresentação do projecto à comunidade, reforça a importância das escolhas individuais e da valorização da dimensão colectiva no projecto, ao mesmo tempo que permite refletir a evolução do trabalho individual e do grupo na criação. - Assiduidade e pontualidade – 10% - Exercícios individuais e relatórios – 15% - Empenho, qualidade de participação e evolução - 35% - Trabalhos práticos em grupo - 40% - Sem exame final. Frequência de 75% das aulas. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Konstantin Stanislavski, "A Minha Vida na Arte" Konstantin Stanislavski, "A Preparação do Actor" Michael Théckov, "To the Actor – on the technique of acting" Cicely Berry, "Voice and the Actor" Peter Brook, "O Espaço vazio" Declan Donnellan, "The Actor and the target" David Mamet, "True and False: Heresy and Common Sense for the Actor" Mark Crossely and James Yarker, "Devising Theatre with Stan's Cafe"
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios