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Disciplina Comunicação das Organizações

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular começa por identificar o campo epistemológico da comunicação organizacional, no seu contexto e evolução histórica e visa transmitir instrumentos, conceptuais e pragmáticos, que permitam apreender a complexidade do fenómeno comunicativo e aplicá-la em meio organizacional. Os estudantes poderão compreender o papel da comunicação, interna e externa, na prossecução da missão, visão e valores das organizações, bem como a diversidade organizacional e a função desempenhada pela comunicação nos conceitos fundadores de identidade e cultura. Pretende-se alertar os estudantes para a importância da gestão da comunicação num contexto de relacionamento ético entre as organizações e os stakeholders e que desenvolvam um espírito crítico sobre as ferramentas de comunicação existentes, de forma a melhor as adequar a cada stakeholder da organização.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Comunicação das organizações 1.1 Definição e tipologias de organização 1.2 Perspetiva histórica das teorias das organizações 1.3 Modelos de atuação em Relações Públicas e mapeamento de novas abordagens 1.4 Política e cultura organizacional: a missão, a visão e os valores 1.5 Gestão e avaliação da identidade, imagem e reputação 2. O conceito de stakeholder e metodologias de avaliação 2.1. A construção de personas enquanto arquétipos de stakeholders 3. A comunicação das organizações aplicada 3.1 Comunicação interna: cultura, identificação e silêncio organizacional 3.2 Comunicação externa: áreas estratégicas, objetivos e riscos 3.3 A orientação ética na comunicação com os stakeholders 4. Ferramentas da comunicação interna e externa 4.1 Tipos de ferramentas, estratégias de utilização e metas a alcançar
  • Objetivos

    Objetivos

    No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de: problematizar conceitos de comunicação das organizações - os seus fundamentos, objetivos e operacionalizações - e apreender a complexidade das interações comunicativas em contexto organizacional compreender a diversidade organizacional e a função desempenhada pela comunicação nos conceitos fundadores de identidade e cultura traduzir os conceitos de comunicação em contexto organizacional em estratégias comunicativas tendentes a alcançar os objetivos de cada tipologia de organização saber identificar problemas comunicativos concretos e propor soluções, utilizando de forma integrada as ferramentas de comunicação interna e externa desenvolver um espírito crítico sobre os conceitos de organização e comunicação e ganhar autonomia de raciocínio e funcional  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC participará num projeto de consultoria académica a uma empresa externa, em colaboração com outras UC da licenciatura
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Carvalho, L. C., Bernardo, M. d. R. M., Sousa, I. D. d., & Negas, M. C. (2023). Gestão das Organizações (4ª ed.). Sílabo. Cornelissen, J. (2017). Corporate communication: a guide to theory practice. London: SAGE Falkheimer, J., & Heide, M. (2022). Strategic Communication. Routledge. Gonçalves, G. (2014). Relações Públicas Políticas: raízes, desafios e aplicações. Comunicação e Sociedade, 26, 90-98. Grunig, J. E. (2008), Excellence in Public Relations and Communication Management. N.Y: Routledge Marchiori, M. (2018). Cultura e comunicação organizacional: um olhar estratégico sobre a organização. Difusão Editora. Teixeira, S. (2017). Gestão das organizações. Escolar Editora. Shockley-Zalabak, P. (2015). Fundamentals of Organizational Communication: Knowledge, Sensitivity, Skills, Values. Londres: Pearson Education.
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