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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular insere-se na área da Comunicação Estratégica. No final da UC os estudantes deverão compreender o conceito de cultura organizacional, ter a capacidade de recolha e estruturação da informação necessária para criar um briefing a agências de comunicação, capacidade de planeamento e gestão prática das atividades inerentes à Comunicação Estratégica, desde a definição dos pilares da mesma na ligação com as estratégias da organização à operacionalização dessas políticas. Deverão ainda ter competências para entender e usar as ferramentas e técnicas que os profissionais de Comunicação Estratégica usam no seu quotidiano, incluindo gestão de conteúdo, gestão de crises, gestão de projetos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP451-1-22565
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Enquadramento da Comunicação Estratégica no mercado 1.1. As associações da área da Comunicação 1.2. As agências de comunicação, os seus serviços e funções 1.3. Os departamentos de comunicação e as suas funções 2. Comunicação Estratégica na prática 2.1. Deployment da Estratégia da Organização à Comunicação Estratégia 2.2. Definição dos elementos da Comunicação estratégica à sua operacionalização 2.3. Construção de um briefing à agência 2.4. Selecção de agências e Avaliação de propostas 3. Práticas da Comunicação Estratégica nas organizações e nas agências 3.1. Seminários com profissionais de vários sectores, lucrativos e não lucrativos 3.2. Seminários com agências de comunicação - apresentação e enquadramento na comunicação estratégica
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Objetivos
Objetivos
Fazer vivenciar a pressão dos contextos de mercado da área da Comunicação Estratégica, quer na vertente dos departamentos das organizações, quer na vivência das agências de comunicação prestadoras de serviços, estruturando e desenhando em profundidade a política e práticas de Comunicação Estratégica de um caso. Para o efeito, serão convidadas empresas para partilhar e colocar os seus casos em prática.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Esta UC contempla: - Breves momentos expositivos - Seminários e apresentações de organizações de comunicação - Aprendizagem colaborativa e baseada em desafios de organizações/ agências/ case studies A avaliação da UC consiste em: Avaliação Contínua: Trabalho de Grupo 1 (40%) + Trabalho de grupo 2 (30%) + Exercício individual em aula (20%) Participação em aula (10%). Nota: Os trabalho de grupo carecem de acompanhamento da docente. Nota 2: A avaliação em época de recurso e especial será feita através de um exercício individual, com a valoração de 100% da nota. Nota 3: A entrega de trabalhos além do prazo estipulado só será possível se autorizada pelo docente e implica uma penalização de 25% na classificação se entregue até 24h após o prazo indicado e de 50% se entregue entre 24h e 72h após o prazo; não serão aceites trabalhos entregues com atraso superior a 72h. Plágio ou fraude (incluindo IA não autorizada) anulam o trabalho. Casos graves podem ser remetidos ao Conselho Disciplinar.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Falkheimer, J. e Heide, M. (2018), Strategic Communication: An Introduction, Routledge - Cornelissen, J. (2014), Corporate communication: A guide to theory and practice. London: Sage Botan, Carl H. (2017), Strategic Communication Theory and Practice: The Cocreational Model, Wiley-Blackwell Steyn, B. (2014). From strategy to corporate communication strategy: A conceptualisation. Journal of Communication Management.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não