filmeu

Disciplina Branding Organizacional

  • Apresentação

    Apresentação

    O universo empresarial é, nos dias de hoje, mais complexo e competitivo do que nunca. Neste contexto no qual é cada vez mais difícil diferenciar a sua oferta da concorrência, as organizações começaram a utilizar as marcas como um ativo estratégico que permite distinguir a oferta. O branding, a construção e gestão das marcas, surgiu com este propósito de destacar os atributos dos produtos, mas vai além disso, focando as suas estratégias na comunicação da organização de forma holística - divulgando a sua cultura, os seus valores, entre outros. As organizações começaram a considerar o branding corporativo como uma estratégia vital, devido aos seus diversos benefícios, particularmente em termos de reputação. A reputação é, por sua vez, um ativo intangível de extrema importância para as organizações, tendo em conta as inúmeras vantagens que acarreta.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Estratégia da Marca: Fundamentos do Branding, o processo de criação de marcas; A marca institucional e sua relação com a estratégia da empresa, missão, visão e valores; A importância da marca na identidade da organização; Definição estratégica da marca: posicionamento, essência, valores, experiência.  A Identidade Visual da Marca: Naming (designação/nome da marca), assinatura e descritivo de negócio e discurso da marca; Identidade Visual da Marca nas vertentes conceptuais e gráficas.  Digital Branding: A comunicação da Marca nos meios digitais, website, aplicações mobile e social media, tendo em conta a identidade, visibilidade e credibilidade; Definição e produção de conteúdos digitais para implementação online; A experiência digital da Marca. Os novos desafios do Branding Organizacional: Do sound branding (dimensão sonora da marca) ao motion branding; Reprodução e interpretação dos valores da marca em movimento (filmes, spots publicitários, etc.).
  • Objetivos

    Objetivos

      Proporcionar conhecimentos e ferramentas para definição da personalidade e voz da marca, em coerência com a cultura da organização.  Fornecer metodologias úteis para o correto processo de criação da identidade visual da marca. Desenvolver capacidades e conhecimentos fundamentais na área de gestão da marca, nomeadamente na orientação das equipas criativas envolvidas, na análise crítica do design (alinhado com as intenções estratégicas da marca) e na sua correta comunicação. Garantir o domínio de metodologias para a definição do valor da marca institucional/organizacional.  Cultivar habilidades intelectuais e reflexivas, motivando os estudantes para a constante actualização na área do branding.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Utilização de metodologias ativas que  tentam colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem e sempre que possível envolver várias disciplinas e vários docentes num único projeto, recorrendo a empresas ou organizações do meio local. A realização de visitas de estudo também são recomendáveis para aferir boas práticas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Brown, J. S., Denning, S., Prusak, L., & Groh, K. (2005). Storytelling in Organizations? Why Storytelling is Transforming 21st Century Organizations and Management . Routledge. Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R. C., & Cardoso, C. C. (2007). Manual de comportamento organizacional e gestão . Lisboa: Editora RH. Clavery, S. (2023). Isso é Employer Branding?!: Um livro para desconstruir tudo aquilo que você acha que sabe ou não sobre o tema. Editora Leader. Eller,K.L. ( 2022).. Strategic Brand Management: Building, Measuring, and Managing Brand Equity (5ª ed.). Pearson Schuler, D.&Knox,S. (2023). Digital Branding: A Complete Step-by-Step Guide to Strategy, Tactics, and Measurement. Wiley.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios