-
Apresentação
Apresentação
Mergulhando nos ensinamentos da eloquente Grécia Antiga – nas suas raízes histórico-políticas e fundações teóricas –, a disciplina de Retórica emerge no presente para descrever e interpretar os seus fins, natureza e práticas na Política e na Cultura contemporâneas, marcadas pela mediação de uma insaciável máquina comunicacional e uma Pólis aumentada e fragmentada. Teoria e praxis, ciência e técnica, a Retórica será redescoberta sob essa original duplicidade constitutiva: enquanto estudo das condições e mecanismos da “persuasão” e como oratória – a prática contextual dessa arte de persuadir uma audiência, por meio do discurso e da argumentação, de narrativas e imagens. Trata-se de exercitar uma capacidade analítica sobre “o poder da frase cintilante” (Pasternak), que deveio na modernidade “poder de napalm” (Dorothy Day) e se converteu como “vírus que atingiu uma situação permanente no hóspede” (William Burroughs).
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP451-10492
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Origens e fins da Retórica A Retórica, a Democracia Ateniense e o Espaço Público A Retórica como Arte e Techné A Retórica de Platão: a Psicagogia A Retórica segundo Aristóteles. A persuasão 2. A natureza e a arquitetura do discurso A organização do discurso “Provas de persuasão”, princípios e técnicas A Nova Retórica 3. Discursos que marcaram a História Casos. “A metáfora é o maior poder da linguagem” O story telling e as parábolas na Retórica 4. Práticas discursivas contemporâneas: a Retórica, hoje O discurso como mecanismo de influência e combate no espaço público A mediatização. Os sound bites e as punch lines Os spin doctors e o speech writing: os novos logógrafos 5. A Oratória. Os discursos como “atos de fala” O discurso como performance Dimensões pragmáticas e comportamentais das práticas discursivas 6. Análise de Casos e Projetos Práticos
-
Objetivos
Objetivos
1. Fornecer um quadro conceptual sólido sobre as origens, fins e natureza da Retórica, e as suas mutações, técnicas e práticas na modernidade. 2. Descrever e compreender as tensões filosóficas e políticas da Retórica, desde a Antiga Grécia à atualidade, estabelecendo relações entre Democracia e Espaço Público, Política e Opinião, e destes com os objetivos da persuasão e da influência. 3. Capacitar para um domínio técnico/aplicado e uma análise crítica dos mecanismos linguísticos e extralinguísticos da eficácia persuasiva de discursos públicos, quer ao nível da sua construção e performance, como dos seus recursos estilísticos, narrativos, imagéticos e simbólicos. 4. Dotar os estudantes de um background cultural formativo sobre discursos e oradores que marcaram o curso da História, da política e do pensamento.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
1) Adoção de estratégias de participação ativa dos alunos em contexto de aula, através da análise conjunta e discussão em grupo de um "caso de estudo" (designadamente de um exemplo de discurso, de uma situação de crise de comunicação ou do tratamento jornalístico sobre um discurso). 2) Programação de especialistas convidados em contexto de aula, designadamente de titulares de cargos políticos ou jornalistas de Política, permitindo a interação livre e direta dos estudantes.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
ARISTÓTELES, Retórica, Imprensa Nacional – Casa da Moeda, Lisboa, 1998 BARTHES, Roland, “A Retórica Antiga. Memorandum”, in A Aventura Semiológica, Lisboa, Edições 70, 1987 CARRILHO, Manuel Maria, org., Retórica e Comunicação, Lisboa, Edições Asa, 1994. PERELMAN, Chaim, O Império Retórico, Porto, Edições Asa, 1993 PLATÃO, Górgias, Lisboa, Edições 70, 1991. PLATÃO, Fedro, Lisboa, Guimarães Editores, 1994. REBOUL, Olivier, Introdução à Retórica, São Paulo, Martins Fontes, 2004. THOMSON, Oliver, Uma História da Propaganda, Lisboa, Temas & Debates, 2020.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não