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Disciplina Sociologia dos Media e da Opinião Pública

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC incide no estudo da génese, evolução e transformações da esfera moderna da comunicação e da ação transformadora que esta terá nas representações sociais, oferecendo aos estudantes o quadro sociológico em que poderão aprofundar alguns conceitos essenciais na investigação dos processos comunicativos. Para tal, serão tratados conceitos fundamentais sobre a cultura de massa e consumo cultural, tal como a análise da receção da comunicação de massa e seus impactos na constituição da opinião pública.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. ESPAÇO PÚBLICO E OPINIÃO PÚBLICA A constituição do espaço público moderno. Espaço público e opinião pública. Formação da opinião pública e dos públicos. A pluralidade de espaços públicos na atualidade. II. MEDIA E SOCIEDADE Sociedade de massa, meios de comunicação de massa e sociedade de consumo. Massificação e diversificação. Campo dos media, campo económico e poderes sociais. Jornalismo: entre o tradicional e a inovação Os media na sociedade profundamente mediatizada. III. TEORIAS DO ACONTECIMENTO E DO PROBLEMA PÚBLICO O acontecimento. O agendamento. IV. MÉDIA E CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA COLETIVA Média, construção de narrativas e edificação da memória coletiva. Memória(s) coletiva(s) e identidades. Invisibilidade, silenciamento e emergência de narrativas contra-hegemónicas. V. SOCIEDADE, NOVOS MEDIA E ESPAÇOS PÚBLICOS 1 - Cuturas de participação? - Expressões e culturas de opinião. 2 - Culturas de desconexão e de resistência aos media - Resistências, rejeições e cansaço da informação
  • Objetivos

    Objetivos

    Compreender as Teorias do Espaço Público nas sociedades modernas ocidentais, traçando um quadro teórico e conceptual que permita analisar e problematizar as formas do público, os fenómenos comunicacionais e a multiplicidade de espaços públicos nas sociedades contemporâneas. Conhecer as perspetivas teóricas do tratamento da sociologia dos media, da opinião pública e dos públicos. Integrar conhecimentos das ciências da comunicação e das ciências sociais na análise dos media noticiosos. Análise da receção da comunicação de massas e seus impactos na constituição da opinião pública.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Sessões de apresentação teóricas serão alternadas com sessões de discussão e debates com recurso a textos e outros recursos capazes de suscitar discussão crítica. Obrigatória presença em 70% das aulas Trabalho escrito de pesquisa (30%): 20/12/2024. O trabalho deve ser original, ter entre 10 e 13 páginas (Times New Roman, tam. 12, espaç. 1,5) e apresentar a bibliografia efetivamente utilizada e obrigatória para que tenha avaliação positiva. Deve conter conceito/autores trabalhados em aula em articulação com ideia desenvolvida no trabalho. Pequenos trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre (30%): 06/12/2024 Apresentação e defesa oral do trabalho de grupo (10%): 09/12/2024 Prova escrita de avaliação de conhecimentos (30%): 16/12/2024 Nota mínima de todos os elementos de avaliação: 8 O incumprimento das datas de avaliação implica penalização: 25% da nota, no 1º dia de atraso; 50% da nota, no 2º dia de atraso. O exame da UC é uma prova escrita de avaliação de toda a matéria do semestre.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ABRANTES, J.C. e DAYAN, D. (org.) (2006). Televisão: das audiências aos públicos. Lisboa: Livros Horizonte. BABO, I. (2015). Espectadores e públicos activos. Vega: Lisboa. BABO-LANÇA, I. (2006). A configuração dos acontecimentos públicos. Coimbra: Edições Minerva. BRITES, M.J. (2017). Young people and daily life contexts of news appropriation. Cuadernos.info, 40, 123-136. doi: 10.7764/cdi.40.1059 CASTELLS, M. (2002). A era da informação: Economia, Sociedade e cultura. A sociedade em rede. Vol.1. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. ESTEVES, J. P. (org.), (2002). Comunicação e Sociedade, Lisboa: Livros Horizonte. FRASER, N. (1990). Rethinking the Public Sphere: A Contribution to the Critique of Actually Existing Democracy. Social Text, 25/26, 56-80. HABERMAS, J., Lennox, S., & Lennox, F. (1974). The Public Sphere: An Encyclopedia Article (1964). New German Critique, 3 (Autumn, 1974), 49-55. MAIGRET, E. (2015). Sociologie de la communication et des médias. Armand Colin: Paris.
INSCRIÇÃO AVULSO
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