-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Técnicas de Expressão Escrita é essencial para desenvolver técnicas de escrita de textos de tipologia diversa: textos académicos, textos multiusos, textos administrativos, textos de imprensa e textos literários, em língua portuguesa. Esta Unidade Curricular, através da dinâmica da escrita e da comunicação, contribui para o desenvolvimento da autoconfiança e da criatividade, como marca pessoal, e para a formação de perfis especializados e potenciadores de sucesso profissional.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP451-1412
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1 - Da palavra ao texto - Processos de formação de palavras - Princípios constitutivos do texto: coerência, coesão, conexão - Oração, frase e parágrafo 2 - O que é escrever? - Etapas do processo redacional: planificação; textualização; revisão 3 - Tipologias de textos - Estrutura de textos académicos: a recensão; o relatório; o resumo; a síntese; a dissertação; o comentário; - Estrutura de textos jornalísticos: notícia, editorial, crónica, artigo de opinião, reportagem, entrevista, texto de divulgação - Estrutura de textos utilitários: ata, relatório, requerimento, curriculum vitae - Características do texto icónico 4 - Texto e discurso - Géneros discursivos - Sequências textuais: narrativa, descritiva, argumentativa, explicativa.
-
Objetivos
Objetivos
- Melhorar a qualidade da expressão escrita dos estudantes; - Dotar os estudantes de ferramentas de organização de raciocínio; - Aplicar técnicas de comunicação e expressão escrita de forma a atuar eficazmente em qualquer situação; - Desenvolver competências gramaticais, discursivas e sócio-culturais.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A UC implicará a realização de visitas de estudo e a sequente escrita de um texto
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bassols, M., & Torrent, A. (2003). Modelos Textuales: Teoría y prática (3a Ed.). Eumo & Octaedro. https://doi.org/978-84-9921-355-2 Hamp-Lyons, L., & Heasley, B. (2006). Study Writing: A Course in Writing Skills for Academic Purposes (1.a). Cambridge U. Press. Moreira, V., & Pimenta, H. (2021). Gramática de Português - 3.o Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. Porto Editora. Pratica e Aprende - Gramática prática de Português. (2022). Porto Editora.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não