filmeu

Disciplina Metodologias de Análise da Imagem

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular Metodologias de Análise da Imagem debruça-se sobre a imagem, reconhecendo-a enquanto basilar meio de comunicação, linguagem e significação, e fornecendo ferramentas para a sua análise.     Neste âmbito, a UC expõe teorias da imagem, relacionadas com as diversas esferas nas quais ela opera, desde os campos da Cultura Visual e da Arte, da Retórica e da Semiótica, explorando diferentes abordagens para a leitura e a interpretação de imagens.     A UC responde à presente condição de imersão em imagens, generalizadas da produção à recepção. Sendo este cenário instigado, em grande parte, pela Fotografia, a prática destaca-se, acrescentando que nela se sustentam áreas centrais da comunicação tais como o Fotojornalismo e a Publicidade, nas quais a imagem adquire um caráter mediático.     Também se sublinham as tecnologias digitais que possibilitam uma infinita criação imagética, desafiam e alteram o real, assim problematizando a análise das imagens. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A Imagem e a sua Análise  Cultura Visual, com Bela Balazs. A Imagem. Introdução à Análise da Imagem, com Martin Joly Iconologia e Iconografia, com Erwin Panofsky “Modos de ver” - John Berger.   Semiótica e Semiologia A Imagem enquanto Signo: entre Peirce e Saussure. A Retórica da Imagem, a partir de Roland Barthes. A Imagem na Publicidade.   A Imagem Técnica e a Imagem Fotográfica A Imagem Técnica, com Vilem Flusser. A Fotografia. Roland Barthes, “Câmara Clara” e a “Fotografia enquanto Mensagem”. O Fotojornalismo.   
  • Objetivos

    Objetivos

    A UC fornece ferramentas de análise da imagem, de observação, leitura e interpretação, com o âmbito dasolidificação de um pensamento analítico e crítico no quadro da criação imagética contemporânea.    Fornecem-se conceitos e enquadramentos teo¿ricos que permitem pensar, ler e analisar imagens, nomeadamente a partir de signos e significados.     Procura-se, igualmente, contribuir para o reconhecimento do lugar, da importância e do modo como opera a imagem, sobretudo enquanto meio de comunicação na presente cultura visual, e, em especial, em relação ao campo artístico.    Propõe-se o entendimento da fotografia enquanto meio central de produção imagética e no desenvolvimento das práticas da comunicação, em particular, do jornalismo e da publicidade.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino e os elementos de análise são transdisciplinares, sustentando-se em elementos escritos, visuais e orais.     Procura-se contribuir para o desenvolvimento de competências de análise da imagem, práticas de investigação, problematização, análise e crítica, bem como para habilitar os estudantes a saber trabalhar emequipa e apresentar trabalho a terceiros.     Para tal, a maioria das aulas serão divididas entre a exposição dos conteúdos programáticos e a análise estudos de caso, com exercícios que incluam a intervenção ativa dos estudantes para desenvolver as ferramentas de análise da imagem.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Balazs, B. (1924). O homem visível, Visual Culture, Revista de Comunicação e Linguagens, nº47. 2017. Barthes, R. (1964) Elementos de Semiologia. Éditions du Seuil Barthes, R. (1977). The Rhetoric of the Image. Barthes, R. (1979). A Câmara Clara, nota sobre a fotografia. Edições 70 Berger, J. (1973). Ways of Seeing. Penguin Books. Flusser, V. (2008). O universo das imagens técnicas. Elogio da superficialidade. Annablume.  Joly, M. (1994) Introdução à Análise da Imagem. Edições 70 Mitchell, W.J.T. (1942). What do Pictures Want?. University of Chicago Press. 2005 Foucault, M. (1966). As Palavras e as coisas, Uma Arqueologia das Ciências Humanas Panofsky, E. (1955). Meaning in the Visual Arts.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios