-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular Metodologias de Análise da Imagem debruça-se sobre a imagem, reconhecendo-a enquanto basilar meio de comunicação, linguagem e significação, e fornecendo ferramentas para a sua análise. Neste âmbito, a UC expõe teorias da imagem, relacionadas com as diversas esferas nas quais ela opera, desde os campos da Cultura Visual e da Arte, da Retórica e da Semiótica, explorando diferentes abordagens para a leitura e a interpretação de imagens. A UC responde à presente condição de imersão em imagens, generalizadas da produção à recepção. Sendo este cenário instigado, em grande parte, pela Fotografia, a prática destaca-se, acrescentando que nela se sustentam áreas centrais da comunicação tais como o Fotojornalismo e a Publicidade, nas quais a imagem adquire um caráter mediático. Também se sublinham as tecnologias digitais que possibilitam uma infinita criação imagética, desafiam e alteram o real, assim problematizando a análise das imagens.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP451-1417
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A Imagem e a sua Análise Cultura Visual, com Bela Balazs. A Imagem. Introdução à Análise da Imagem, com Martin Joly Iconologia e Iconografia, com Erwin Panofsky “Modos de ver” - John Berger. Semiótica e Semiologia A Imagem enquanto Signo: entre Peirce e Saussure. A Retórica da Imagem, a partir de Roland Barthes. A Imagem na Publicidade. A Imagem Técnica e a Imagem Fotográfica A Imagem Técnica, com Vilem Flusser. A Fotografia. Roland Barthes, “Câmara Clara” e a “Fotografia enquanto Mensagem”. O Fotojornalismo.
-
Objetivos
Objetivos
A UC fornece ferramentas de análise da imagem, de observação, leitura e interpretação, com o âmbito dasolidificação de um pensamento analítico e crítico no quadro da criação imagética contemporânea. Fornecem-se conceitos e enquadramentos teo¿ricos que permitem pensar, ler e analisar imagens, nomeadamente a partir de signos e significados. Procura-se, igualmente, contribuir para o reconhecimento do lugar, da importância e do modo como opera a imagem, sobretudo enquanto meio de comunicação na presente cultura visual, e, em especial, em relação ao campo artístico. Propõe-se o entendimento da fotografia enquanto meio central de produção imagética e no desenvolvimento das práticas da comunicação, em particular, do jornalismo e da publicidade.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino e os elementos de análise são transdisciplinares, sustentando-se em elementos escritos, visuais e orais. Procura-se contribuir para o desenvolvimento de competências de análise da imagem, práticas de investigação, problematização, análise e crítica, bem como para habilitar os estudantes a saber trabalhar emequipa e apresentar trabalho a terceiros. Para tal, a maioria das aulas serão divididas entre a exposição dos conteúdos programáticos e a análise estudos de caso, com exercícios que incluam a intervenção ativa dos estudantes para desenvolver as ferramentas de análise da imagem.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Balazs, B. (1924). O homem visível, Visual Culture, Revista de Comunicação e Linguagens, nº47. 2017. Barthes, R. (1964) Elementos de Semiologia. Éditions du Seuil Barthes, R. (1977). The Rhetoric of the Image. Barthes, R. (1979). A Câmara Clara, nota sobre a fotografia. Edições 70 Berger, J. (1973). Ways of Seeing. Penguin Books. Flusser, V. (2008). O universo das imagens técnicas. Elogio da superficialidade. Annablume. Joly, M. (1994) Introdução à Análise da Imagem. Edições 70 Mitchell, W.J.T. (1942). What do Pictures Want?. University of Chicago Press. 2005 Foucault, M. (1966). As Palavras e as coisas, Uma Arqueologia das Ciências Humanas Panofsky, E. (1955). Meaning in the Visual Arts.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não