filmeu

Disciplina Arte, Cultura e Comunicação

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular Arte, Cultura e Comunicação trata diferentes media e práticas artísticas, demonstrando o lugar da arte no domínio da comunicação e da sociedade.    Trabalha-se o modo como a arte e a cultura se inscrevem no campo da comunicação, nomeadamente encarando o papel central da fotografia e dos novos media, os quais funcionam como meios de comunicação.      Os novos media detêm um importante lugar na criação artística, pois com o digital e o virtual emergem obras interativas e relacionais que diluem a separação entre o domínio público e o espaço da arte, afirmam o museu enquanto fórum de debate e de ação.    Assim, pretende-se ainda abordar e discutir a expansão da arte para lá da instituição cultural, bem como a participação dos públicos, ambas incentivadas por performances e happenings que favorecem ações políticas e sociais.     Deste modo, pretende-se refletir como se articulam várias práticas artísticas e quais as suas potencialidades enquanto meios de comunicação. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Arte e Cultura Visual 1.1. Arte, Cultura Visual e Estudos Culturais 1.2. What Art Is (Arthur Danto) 1.3. Arte e Vida   2. A Fotografia 2.1. A Pequena História da Fotografia, a partir de Walter Benjamin. 2.2. A fotografia como médium de comunicação 2.3. A Era da Reprodutibilidade Técnica, a partir de Walter Benjamin.   3. Novos Media 3.1. Novos Media, da Comunicação à Arte. 3.2. Mediação e Remediação 3.3. O digital, o virtual e o online   4. A Participação e a Estética Relacional 4.1. Interação, imersão e um espectador ativo 4.2. Arte Participativa, performances e happenings 4.3 Práticas artísticas relacionais    5. O Museu 5.1. Museu Participativo 5.2. A Curadoria e a Exposição enquanto campos de ação
  • Objetivos

    Objetivos

          Compreender o lugar da arte no campo da comunicação, a relac¿ão entre as várias artes e a comunicação na sociedade contempora¿nea, e a estrutura e o lugar da comunicac¿a¿o visual e da cultura visual.     Reconhecer a fotografia enquanto medium central na arte e na comunicação e analisar o lugar dos novos media e das diversas artes que, enquanto práticas artísticas participativas e relacionais, inscrevem a arte no espaço público e desenvolvem ações políticas e sociais no campo artístico.      Examinar e discutir o museu enquanto fórum de discussão e debate e espaço de ação pública, social e política, nomeadamente por meio da atividade curatorial.      Desenvolver capacidades de observação e de análise da arte mediante o seu âmbito artístico, cultural e comunicativo e desenvolver o pensamento crítico no quadro das práticas artísticas contemporâneas.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

      A UC tem como metodologia principal a exposição da teoria a partir de referências fundamentais no campo de estudo em questão, sendo a partir da bibliografia que as aulas se desenvolvem. Contudo, incluem-se outros conteúdos, sobretudo sob o formato de vídeo, na medida em que se considera que o contacto com a arte requer a experiência visual. Igualmente valoriza-se a proximidade física com obras de arte e com os espaços culturais, razão pela qual se organiza uma visita de estudo a um museu.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Belting, H. (2009) Contemporary Art as Global Art. A Critical Estimate.  Benjamin, W. (1931). Pequena história da fotografia.  Benjamin, W. (1935) A Obra de Arte na Época da Sua Possibilidade de Reprodução Técnica Bishop, C. (Ed.) (2006). Participation. The MIT Press. Bourriaud, N. (1998). Relational Aesthetics. Les presses du reel, 2002. Bragança de Miranda, J. (2002). Teoria da Cultura. Edições Século XXI. Danto, A. (1924). What Art is. Yale University Press, 2013. Groys, B. (2009). A genealogy of Participatory Art  Manovich, L. (2001). The Language of New Media. The MIT Press. Manovich, L. (2008) Art after web 2.0. 
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios