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Disciplina Comunicação Política

  • Apresentação

    Apresentação

    São objetivos programáticos da disciplina compreender a natureza e dimensões constitutivas da “Comunicação Política” enquanto campo de estudo aplicado e realidade simbólica e social, incontornável nas sociedades modernas ocidentais; adquirir fundamentos e semântica (“logotécnica”) relativos à conceção ou análise de estratégias aplicadas de construção de imagem e “narrativas”, de persuasão e influência pública; desenvolver competências básicas inerentes às práticas profissionais nas esferas de atividade da consultoria de comunicação política, do “spin-doctoring”, da assessoria de imprensa e assessoria de imagem. Para tanto, será adotado um modelo teórico-prático de desenvolvimento do programa, com recurso ao estudo de casos nacionais e internacionais relevantes de comunicação política, campaign strategies e gestão de comunicação de crise de imagem e reputação de atores políticos, e à criação de um espaço de “atelier”.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Política, Propaganda e Comunicação Política Estratégias de Comunicação Política e gestão de crises Profissões e práticas da Comunicação Política Da crise da mediação à crise da “verdade” e da democracia Área de Atelier Análise de casos históricos de propaganda, de estratégias de comunicação de campanhas eleitorais, de gestão de crises de imagem Produção de apresentações/relatórios para efeitos de avaliação
  • Objetivos

    Objetivos

    Fornecer um quadro teórico-prático sobre a natureza, fins e dimensões constitutivas da Comunicação Política, enquanto realidade simbólica e social e como área profissional nas democracias ocidentais e nas suas estruturas de mediatização, adesão e influência pública Dotar os estudantes de um background histórico e cultural sobre os fenómenos da Propaganda e da manipulação e de uma compreensão crítica sobre os riscos contemporâneos da crise das estruturas de mediação no funcionamento das democracias e na formação da opinião pública e dos consensos políticos Adquirir competências relativas à conceção, desenvolvimento ou análise de estratégias de construção de imagem e “narrativas” políticas, ao exercício da persuasão nos media e influência no espaço público e à gestão de crises reputacionais Descrever práticas profissionais específicas e dominar semântica fundamental das esferas de atividade da consultoria de comunicação política, “spin-doctoring”, assessoria de imprensa e de imagem
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BERNAYS, Edward, "Propaganda", Lisboa, Livros Zigurate, 2024. CACCIOTTO, Marco, Marketing Político: como vencer eleições e governar, Coimbra, Conjuntura Actual Editora, 2015. CASTRO, João Pinto, “MyBarackObama: uma ferramenta poderosa de mobilização e acção política”, in Marketing Ombro a Ombro, Texto Editores, Alfragide, 2011. ESCANCIANO, Imelda, Imagen Política – Modelo y Método, Géstion 2000, Barcelona, 2021. PENA, Paulo, Fábrica de Mentiras - Viagem ao mundo das fake news, Objectiva, Lisboa, 2019. PRIOR, Hélder, Mediacracia – Comunicação e Política na era da Mediatização, Media XXI, Porto, 2021. THOMSON, Oliver, Uma História da Propaganda, Temas & Debates, Lisboa, 2000. WOLTON, Dominique, Pensar a Comunicação, Difel, Algés, 1999.
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